Mundo

Irlanda do Norte frustra atentado contra delegacia

A polícia da Irlanda do Norte disse ter impedido um atentado com morteiros contra uma delegacia, ao apreender na manhã desta segunda-feira explosivos em uma van

Oficiais forenses examinam uma van durante uma operação policial na estrada Letterkenny em Londonderry, na Irlanda do Norte  (Cathal McNaughton/Reuters)

Oficiais forenses examinam uma van durante uma operação policial na estrada Letterkenny em Londonderry, na Irlanda do Norte (Cathal McNaughton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 11h35.

Belfast - A polícia da Irlanda do Norte disse ter impedido um atentado com morteiros contra uma delegacia, ao apreender na manhã desta segunda-feira explosivos em uma van num bairro residencial de Londonderry.

Cerca de cem casas foram desocupadas na cidade, a segunda maior desta província britânica, enquanto especialistas militares se preparavam para retirar quatro morteiros, segundo um porta-voz policial.

"Haveria um homicídio em massa de policiais e sérios danos à propriedade", disse o superintendente policial Stephen Cargan à rádio BBC.

Um acordo de paz em 1998 encerrou mais de três décadas de violência política na Irlanda do Norte entre católicos republicanos, favoráveis à anexação da região pela vizinha República da Irlanda, e protestantes que defendem a continuidade do domínio monárquico britânico.

Apesar da conciliação, nacionalistas dissidentes ainda realizam esporádicos ataques com tiros e bombas, os quais se intensificaram nos últimos quatro anos, refletindo uma frustração com a divisão de poderes entre os grupos políticos, instituída no acordo de 1998.

O Sinn Fein, principal partido nacionalista no governo, condenou a tentativa de atentado.

"Não há lugar para essas pessoas que se dizem dissidentes republicanos no século 21", disse Raymond McCartney, deputado do Sinn Fein no Parlamento provincial.

A polícia disse que as bombas achadas na van provavelmente pertenciam a militantes nacionalistas. Três homens foram presos -- inclusive um ocupante da van e uma pessoa em uma moto nos arredores.

Cargan descreveu os morteiros como "dispositivos caseiros rudimentares", que poderiam facilmente errar o alvo pretendido e atingir casas próximas.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIrlandaPiigsViolência policial

Mais de Mundo

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia

Tom Homan diz que irá reativar política que separou mais de 4 mil menores dos pais nos EUA

México está em contato com países da América Latina para que eles recebam imigrantes dos EUA