Mundo

Irã volta atrás e diz que emitirá vistos para atletas dos EUA

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã afirmou que decisão foi tomada após justiça americana barrar veto migratório de Trump

Irã: país voltou atrás e vai conceder vistos a atletas americanos (STR/Reuters)

Irã: país voltou atrás e vai conceder vistos a atletas americanos (STR/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de fevereiro de 2017 às 17h41.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2017 às 17h41.

Teerã -- O Irã emitirá vistos para uma equipe norte-americana de luta olímpica que participará da Copa do Mundo da modalidade no país, disse a Agência de Notícias da República Islâmica (Irna), em uma reversão de decisão anunciada na sexta-feira de proibir os vistos para a equipe em retaliação ao decreto do presidente Donald Trump proibindo viagens de iranianos para os EUA.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Bahram Ghasemi, divulgou uma mensagem em telegrama neste domingo observando que os vistos seriam emitidos para os norte-americanos parcialmente devido à decisão de um juiz federal dos EUA que "suspendeu a execução de restrições discriminatórias contra a entrada de cidadãos iranianos nos EUA", segundo a Irna.

Na sexta-feira, o juiz distrital dos EUA James Robart suspendeu a proibição de viagens para refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana decretada por Trump.

Ghasemi não disse se os norte-americanos que atualmente possuem vistos iranianos poderiam entrar na República Islâmica ou se quaisquer novos vistos seriam emitidos para cidadãos norte-americanos.

A Copa do Mundo de Luta Olímpica é um dos eventos mais prestigiados do esporte e está marcada para 16 e 17 de fevereiro na cidade iraniana de Kermanshah.

As tensões aumentaram entre Teerã e Washington desde que Trump tomou posse no mês passado. Na sexta-feira, o governo Trump impôs novas sanções ao Irã devido a um teste de míssil balístico conduzido pela República Islâmica no último fim de semana.

Um comandante da Guarda Revolucionária anunciou no sábado que o Irã conduzirá um exercício militar. Sistemas de mísseis domésticos, radares, centros de comando e controle e guerra cibernética serão testados, disse a agência de notícias estatal.

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEsportesEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame