Irã considera improvável que Israel ataque instalações nucleares
No começo do mês, o Irã disparou cerca de 180 mísseis contra Israel em resposta a ataque ao Hezbollah
Agência de Notícias
Publicado em 16 de outubro de 2024 às 11h50.
Autoridades nucleares iranianas disseram nesta quarta-feira, 16, que consideram pouco provável que Israel ataque suas instalações nucleares em retaliação ao bombardeio de mísseis de 1º de outubro, mas afirmaram que o país está preparado para tal eventualidade.
"Em primeiro lugar, é muito pouco provável que tal incidente (um ataque às usinas nucleares) aconteça e, em segundo lugar, no caso de tal estupidez, é muito improvável que cause sérios danos ao Irã. Portanto, essas ameaças não são sérias e preocupantes do nosso ponto de vista", declarou o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica, Behruz Kamalvandi, ao jornal "Nournews".
Apesar de minimizar a importância de um ataque às suas instalações nucleares, Kamalvandi disse que Teerã se preparou para essa possibilidade.
"Sempre levamos essas ameaças a sério e, consequentemente, projetamos e planejamos tudo de forma que, mesmo que eles façam algo estúpido, o dano será mínimo", argumentou.
Ao mesmo tempo, ele pediu à agência nuclear da ONU que condene as supostas ameaças de Israel ao programa nuclear do Irã.
"A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) deve condenar veementemente as ameaças do regime sionista contra as instalações nucleares do Irã", comentou Kamalvandi.
O Irã atacou Israel com cerca de 180 mísseis em 1º de outubro, em retaliação aos assassinatos do líder da grupo libanês Hezbollah , Hassan Nasrallah , de um general iraniano em Beirute e do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em julho.
Israel garantiu que responderá, enquanto várias autoridades políticas e militares iranianas, por sua vez, já disseram que responderão com mais força.
Veículos de comunicação dos Estados Unidos, como a emissora "CNN", informaram nesta quarta-feira que Israel tem um plano "pronto" para responder ao Irã. EFE