Mundo

Inundações na Tailândia já deixaram 15 mortos e 10 desaparecidos

Militares tentam resgatar turistas presos na ilha talandesa e deslizamentos afetaram aproximadamente 1 milhão de pessoas

Porta-aviões do exército se prepara para o resgate de mil pessoas na ilha de Koh Tao (Luis Ascui/Getty Images)

Porta-aviões do exército se prepara para o resgate de mil pessoas na ilha de Koh Tao (Luis Ascui/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2011 às 06h01.

Bangcoc - As autoridades da Tailândia atualizaram nesta quarta-feira para 15 o número de mortos e para dez o de desaparecidos em consequência das inundações e dos deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas no sul da Tailândia.

O Exército enviou seu único porta-aviões e dois navios para resgatar milhares de turistas que ficaram presos na ilha de Koh Tao, onde o tráfego marítimo foi suspenso devido ao estado do mar.

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, viajou à região para supervisionar a evacuação devido às inundações e aos deslizamentos, que afetaram cerca de 1 milhão de pessoas.

As fortes precipitações, que começaram há uma semana, ocorrem na estação que deveria ser a mais seca e quente do ano na Tailândia.

Desde segunda-feira todos os voos estão cancelados no aeroporto de Samui, o que deixou em terra milhares de passageiros, principalmente turistas estrangeiros.

O vice-primeiro-ministro tailandês, Suthep Thaugsuban, indicou que o porta-aviões do Exército se prepara para o resgate de 1 mil pessoas na ilha de Koh Tao.

"Há cerca de 1 milhão de afetados em muitas províncias. A princípio, pensamos que as enchentes durariam um dia ou dois dias, mas já passou uma semana", disse Thaugsuban.

Milhares de tailandeses estão há dias sem eletricidade nas províncias do sul, onde a comunicação por estrada, trem e ar foi suspensa pelos temporais.

As inundações, que começaram há sete dias, provocaram a morte de sete pessoas na província de Nakhon Si Thammarat, quatro em Krabi, três em Surat Thai e outra em Patthalung, declaradas zonas de desastre, assim como outras quatro províncias.

Entre outubro e novembro do ano passado, mais de 200 pessoas morreram pelas inundações que afetaram 8,6 milhões de pessoas em 51 das 77 províncias da Tailândia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEnchentes

Mais de Mundo

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles

Exército de Israel autoriza plano de retirada em Gaza, e Netanyahu negocia cessar-fogo

Com discurso contra a extrema-direita, Scholz é confirmado como candidato social-democrata