Mundo

Instalada CPI sobre grampos na Câmara Legislativa do DF

A CPI vai investigar grampos ilegais feitos entre 2006 e 2012

Os partidos aguardarão cinco dias úteis, após a publicação no Diário Oficial da Câmara Legislativa, para indicar os deputados distritais que farão parte da CPI (José Cruz/Agência Brasil)

Os partidos aguardarão cinco dias úteis, após a publicação no Diário Oficial da Câmara Legislativa, para indicar os deputados distritais que farão parte da CPI (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2012 às 19h15.

Brasília - A Câmara Legislativa do Distrito Federal instalou hoje (24) Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o suposto acesso e uso indevido de dados e de comunicações de autoridades, servidores públicos e de outros cidadãos.

Conhecida como CPI da Arapongagem, a comissão foi instalada com a assinatura de nove deputados, sendo que o número mínimo era de oito parlamentares. A CPI vai investigar grampos ilegais feitos entre 2006 e 2012. Segundo informações divulgadas na imprensa, parte dos grampos foi feita pela Casa Militar do Distrito Federal.

O presidente da Casa, deputado Cabo Patrício (PT) explicou que o prazo de averiguação foi planejado para que fossem investigados casos de escuta ilegal que possam ter acontecido em governos anteriores.

“Essa não é uma investigação contra um governo, mas contra a arapongagem”, disse o parlamentar. E acrescentou: “Essa é uma comissão proposta pela Câmara Legislativa: e todos os deputados têm o direito de assinar ou não”, disse.

O PT do DF orientou os deputados do partido a não assinarem a CPI. Segundo o deputado distrital Chico Vigilante (PT), a CPI não tem sustentação. A seu ver, esse tipo de investigação deveria ser feito pela Polícia Federal.

O deputado distrital professor Israel (PDT-DF) anunciou hoje sua saída da base do governo. Uma das justificativas foi de que não se sentia confortável em assinar o requerimento da comissão e continuar na base do governo.

Os partidos aguardarão cinco dias úteis, após a publicação no Diário Oficial da Câmara Legislativa, para indicar os deputados distritais que farão parte da CPI.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticoscidades-brasileirasCâmara dos DeputadosBrasília

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país