Mundo

Inflação nos emergentes ameaça economia, avisa Trichet

Na avaliação do presidente do Banco Central Europeu, ameaça inflacionária de economias como Brasil, Índia, China e Indonésia ameaça recuperação dos demais países

Trichet: "A mensagem principal (da reunião) é de que não é o momento de complacência" (Getty Images)

Trichet: "A mensagem principal (da reunião) é de que não é o momento de complacência" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2011 às 17h54.

Basileia, Suíça - O superaquecimento nos países emergentes e a consequente inflação são ameaças tão grandes à economia mundial quanto a situação fiscal das economias ricas. O alerta é do presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, que ontem falou em nome dos maiores banco centrais (BCs) do mundo.

A avaliação é de que a pressão inflacionária gerada em economias como Brasil, Índia, China e Indonésia representa um perigo real à recuperação da economia mundial. Nos últimos dois dias, os principais presidentes dos BCs do mundo - entre eles o brasileiro Alexandre Tombini - estiveram reunidos em Basileia para debater a situação internacional. Trichet, porta-voz do grupo, alertou que a economia mundial, apesar de crescer, sofre ameaças preocupantes. "A mensagem principal (da reunião) é de que não é o momento de complacência. Se queremos consolidar a recuperação global e que ela seja sustentável, precisamos lidar com essas ameaças", disse.

Trichet não hesitou em apontar as dívidas dos países europeus como um desses riscos, freando investimentos e ampliando o desemprego. Na zona do euro, a dívida vem provocando um caos no mercado financeiro e no valor da moeda única e, para muitos, os pacotes apresentados para salvar Grécia, Irlanda e Portugal não estão dando resultados. Trichet diz que esses governos devem promover cortes nos gastos para solucionar a crise. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses emergentesUnião EuropeiaBCE

Mais de Mundo

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas