Mundo

Indonésia não elevará idade mínima da mulher para casamento

O argumento do Tribunal foi de que o casamento "é um direito" de todas as pessoas e não deve ser restrito


	O presidente da Indonésia, Joko Widoko (c): grupos e organizações civis entraram com recurso pedindo a atualização de uma lei de mais de 40 anos que consideram obsoleta
 (Candani/AFP)

O presidente da Indonésia, Joko Widoko (c): grupos e organizações civis entraram com recurso pedindo a atualização de uma lei de mais de 40 anos que consideram obsoleta (Candani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 12h35.

Bangcoc - O Tribunal Constitucional da Indonésia rejeitou um recurso para elevar dos 16 para os 18 anos a idade mínima das mulheres para o matrimônio, em um país onde 6,9 milhões de jovens se casaram em 2012, informou o jornal "Rappler" nesta sexta-feira.

O argumento do Tribunal foi de que o casamento "é um direito" de todas as pessoas e não deve ser restrito. Além disso, "não garante" uma redução nos casos de divórcio e dos problemas sociais e de saúde, segundo a decisão pronunciada ontem pelo juiz Patrialis Akbar.

O magistrado determinou que o casamento aos 16 anos pode prevenir gestações não planejadas e o sexo fora do casamento na juventude.

Vários grupos e organizações civis entraram com recurso pedindo a atualização de uma lei de mais de 40 anos que consideram obsoleta e transforma as adolescentes em vítimas do casamentos.

A Indonésia tem uma população de 250 milhões de habitantes e 87% da população professa o islã. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCasamentoIndonésiaLegislação

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal