Mundo

Índia testa nave espacial reutilizável com sucesso

A nave decolou do aeroporto de Sriharikota, no sudeste do país, às 07h locais (22h30 de Brasília)


	Nave espacial reutilizável na Índia: a missão desta segunda-feira era um teste crucial para o desenvolvimento de uma lançadeira reutilizável capaz de enviar satélites
 (AFP/ Arquivos)

Nave espacial reutilizável na Índia: a missão desta segunda-feira era um teste crucial para o desenvolvimento de uma lançadeira reutilizável capaz de enviar satélites (AFP/ Arquivos)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2016 às 11h15.

A Índia realizou com sucesso nesta segunda-feira seu primeiro teste de uma pequena nave espacial reutilizável, um modelo de baixo custo, que lhe permite entrar na corrida deste tipo de foguete, anunciou um responsável do programa.

A nave decolou do aeroporto de Sriharikota, no sudeste do país, às 07h00 locais (22h30 de Brasília) e alcançou uma altitude de 70 km antes de descer e pousar 10 minutos mais tarde no golfo de Bengala.

"A decolagem ocorreu na primeira rampa de lançamento situada aqui", disse à AFP Devi Prasad Karnik, funcionário de alto escalão da Agência Espacial Indiana (Isro).

"Conseguimos (lançar) com êxito a missão do RLV como protótipo de tecnologia", acrescentou.

A Isro, conhecida por seus programas de baixo custo, desenvolveu a nave reduzida, chamada de RLV-TD (veículo de lançamento reutilizável) com um orçamento de 1 bilhão de rúpias (14 milhões de dólares, 13,2 milhões de euros).

A missão desta segunda-feira era um teste crucial para o desenvolvimento de uma lançadeira reutilizável capaz de enviar satélites.

A Índia precisa enfrentar uma importante concorrência de grupos privados que desenvolvem seus próprios programas de veículos reutilizáveis, após o abandono pela Nasa de seu programa no setor em 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaNasa

Mais de Mundo

Oposição venezuelana denuncia 'obstáculos' para credenciar fiscais eleitorais

Macron se recusa a nomear candidata da esquerda a primeira-ministra na França

Em primeiro comício desde saída de Biden, Kamala afirma que seu governo será 'do povo'

Capitólio dos EUA se blinda contra possíveis protestos durante visita de Netanyahu

Mais na Exame