Mundo

Índia e China se comprometem a resolver antiga disputa

A disputa de território na região do Himalaia opõe os países há várias décadas


	Li Keqiang e Manmohan Singh cumprimentam-se após a assinatura de acordos: eles avaliaram que  uma boa relação entre os gigantes asiáticos é um fator-chave para a paz mundial
 (Prakash Singh/AFP)

Li Keqiang e Manmohan Singh cumprimentam-se após a assinatura de acordos: eles avaliaram que  uma boa relação entre os gigantes asiáticos é um fator-chave para a paz mundial (Prakash Singh/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 13h47.

Nova Délhi - Os chefes de governo da Índia e da China se comprometeram, nesta segunda-feira, a acabar com a disputa de território na região do Himalaia, que opõe os países há várias décadas, avaliando que uma boa relação entre os gigantes asiáticos é um fator-chave para a paz mundial.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que começou sua primeira viagem internacional oficial na Índia, se comprometeu a criar um ambiente de "confiança mútua" com os indianos a partir de negociações com o líder do vizinho, Manmohan Singh.

"Minha visita tem três objetivos: confiança mútua, reforçar a cooperação e olhar para o futuro. A partir desse entendimento, podemos promover uma relação saudável. Não pode haver paz mundial sem uma cooperação estratégica entre os dois países", afirmou Li Kegiang à imprensa.

O representante da Índia também acredita que as boas relações entre as nações mais populosas do mundo é essencial para acelerar o desenvolvimento da região.

"Nossos representantes especiais se reunirão para continuar as discussões para um acordo rápido, uma decisão justa, razoável e que possa ser aceita por ambos os lados", disse Singh.

O governo indiano acusa as tropas chinesas de terem chegado a quase 20 quilômetros de um território reivindicado pela Índia em 15 de abril, um gesto que gerou um clima de tensão que durou três semanas e só foi aliviado quando soldados dos dois países recuaram.

A linha que demarca a fronteira entre os países - ambos com armas nucleares - já foi cenário de um breve conflito, em 1962.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaÍndia

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame