Mundo

Incêndio deixa pelo menos 70 mortos na capital de Bangladesh

Tragédia também deixou 55 feridos, 10 deles em estado crítico. O prédio em chamas era usada para moradia e armazém de produtos químicos

Firefighters work at the scene of a fire that broke out at a chemical warehouse in Dhaka, Bangladesh February 21, 2019. REUTERS/Mohammad Ponir Hossain (Mohammad Ponir Hossain)

Firefighters work at the scene of a fire that broke out at a chemical warehouse in Dhaka, Bangladesh February 21, 2019. REUTERS/Mohammad Ponir Hossain (Mohammad Ponir Hossain)

A

AFP

Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 06h50.

Pelo menos 70 pessoas morreram no incêndio em um prédio de apartamentos na capital de Bangladesh, que também eram usados como armazéns de produtos químicos, anunciaram os bombeiros nesta quinta-feira.

Dezenas de pessoas ficaram presas nos edifícios, incapazes de escapar pelas ruas estreitas e engarrafadas, à medida que explodiam em chamas os armazéns de produtos químicos e plástico altamente inflamáveis.

O balanço atualizado divulgado por bombeiros e médicos registra 70 mortos e 55 feridos, 10 deles em estado crítico.

O comandante do serviço de bombeiros de Bangladesh, Ali Ahmed, disse que o número de mortos deve subir.

O incêndio começou às 22H40 de quarta-feira (13H40 de Brasília) no bairro de Chawkbazar, uma das áreas mais antigas da cidade, marcada pelas ruas estreitas.

Segundo Ahmed, o incêndio em Chawkbazar, na parte antiga de Daca, pode ter se originado em um botijão de gás antes de se espalhar rapidamente pelo prédio onde produtos químicos altamente inflamáveis eram armazenados.

As chamas percorreram quatro edifícios contíguos, que também eram usados como armazéns de produtos químicos.

Emissoras de televisão exibiram imagens que mostravam a porta principal de um dos edifícios fechada, impedindo a saída dos moradores, enquanto as chamas devoravam os cinco andares do prédio.

"Houve um tumulto quando o incêndio começou, as pessoas não conseguiram escapar", disse ele, descrevendo uma parte da cidade onde as ruas são muito estreitas.

Outro oficial de bombeiros disse a repórteres que o incêndio foi "contido", mas não encerrado, apesar dos esforços de mais de 200 bombeiros.

"Levará tempo. Este não é como outro incêndio qualquer", disse ele, acrescentando que a proporção foi devastadora por causa dos produtos químicos" altamente combustíveis armazenados no local.

Testemunhas afirmaram que os convidados de um casamento em um centro comunitário próximo ficaram presos no incêndio e vários terminaram feridos.

O vice-comandante da Polícia Metropolitana de Daca, Ibrahim Khan, disse que pelo menos dois carros e dois riquixás queimaram no incêndio.

Centenas de pessoas correram para o hospital para procurar seus parentes desaparecidos.

Um incêndio similar em 2010 em um antigo prédio na capital de Bangladesh, que também foi usado como depósito de produtos químicos, matou mais de 120 pessoas em um dos piores incêndios em Daca.

Após a tragédia, as autoridades da cidade anunciaram uma operação para erradicar os armazéns de produtos químicos de áreas residenciais, mas nos últimos anos a iniciativa foi paralisada.

Acompanhe tudo sobre:BangladeshIncêndiosMortes

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia