Mundo

Impasse espanhol; Londres nos EUA…

Segunda-feira 29 – O ministro de Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, e o ministro da Economia, George Stathakis, se reúnem com o comissário Pierre Moscovici, do comitê de Assuntos Econômicos da União Europeia, em Bruxelas. A Grécia conta com pacotes de salvamento da Europa para sair de sua grave crise econômica. – A Estônia realiza o […]

SADIK KHAN: o novo prefeito de Londres vai aos Estados Unidos e ao Canadá mostrar que a cidade continua aberta aos investidores  / Rob Stothard/ GettyImages

SADIK KHAN: o novo prefeito de Londres vai aos Estados Unidos e ao Canadá mostrar que a cidade continua aberta aos investidores / Rob Stothard/ GettyImages

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2016 às 21h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h56.

Segunda-feira 29

– O ministro de Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, e o ministro da Economia, George Stathakis, se reúnem com o comissário Pierre Moscovici, do comitê de Assuntos Econômicos da União Europeia, em Bruxelas. A Grécia conta com pacotes de salvamento da Europa para sair de sua grave crise econômica.

– A Estônia realiza o primeiro turno das eleições presidenciais. O atual presidente Toomas Ilves não pode se reeleger, pois já cumpriu dois mandatos. Os principais candidatos são a ministra de Relações Exteriores, Marina Kaljurand e o ex-comissário da União Europeia, Siim Kallas. O segundo turno acontece já na terça-feira, caso nenhum candidato consiga a maioria no primeiro turno.

Terça-feira 30

– O presidente do Vietnam Tran Dai Quang estará em visita a Singapura para tratar de acordos comerciais entre os países. Na ocasião, celebra-se o 43º aniversário das relações diplomáticas entre o Vietnam e Cingapura.

– O vencedor do prêmio Nobel de economia, Joseph Stiglitz, visita a London School of Economics para debater seu livro Euro: a ameaça à Europa. Na publicação, Stiglitz argumenta que para salvar o continente economicamente é necessário abandonar a moeda. Para ele, o sucesso de uma zona integrada requer também a união política, fiscal e bancária, que não acontece de forma completa na Europa.

Quarta-feira 31

– O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o ex-primeiro ministro, Alain Juppé, participam da maior conferência de negócios da França, que reúne os principais lobistas do país. Os dois disputam a nomeação do partido Republicano para a eleição da presidência francesa, que acontece no ano que vem.

– Congressistas da Espanha debatem e decidem se apoiam o primeiro ministro interino Mariano Rajoy para continuar no cargo. Se ele não conseguir a maioria, uma segunda rodada de votações será realizada na sexta-feira e o vencedor precisará de pluralidade partidária para ocupar o cargo. Por falta de consenso entre os parlamentares, a Espanha está desde maio sem primeiro ministro, quando o Rei Felipe VI teve de dissolver o parlamento.

– O conselheiro de Estado de Myanmar, Aung San Suu Kyi, inicia conversas para tentar chegar a um acordo de paz com grupos étnicos armados do país. No dia 1º de setembro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, participa dos acordos.

Quinta-feira 1

– Os fabricantes de carros nos Estados Unidos divulgam os resultados das vendas do mês de agosto. Investidores estão de olho para ver se a venda de caminhões e SUVs irão, novamente, superar a venda de carros em quase 50%. Economistas estimam que, ao fim do ano, a venda de veículos atinja 17,3 milhões de unidades no país.

– O prefeito de Londres, Sadiq Khan, parte em sua primeira viagem internacional no mandato. Na primeira parada, em Montreal, se encontra com o primeiro ministro canadense Justin Trudeau. Em seguida, ele ruma para os Estados Unidos, onde se reúne com a candidata democrata Hillary Clinton. Lá, também deve conversar com prefeitos americanos para criar laços intermunicipais e mostrar que Londres continua aberta para negócios e investimentos, apesar do Brexit.

Sexta-feira 2

– O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente da Coreia do Sul, Park Geun Hye, são alguns dos líderes internacionais que vão a Vladivostok, na Rússia, para participar do Fórum Econômico do Leste. Abe deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir uma disputa territorial nas ilhas Kuril, disputadas pelos dois países.

– Ministros de Relações Exteriores dos países da União Europeia iniciam uma reunião de dois dias em Bratislava, na Eslováquia, para discutir, entre outras coisas, a saída do Reino Unido do bloco, o referendo conhecido como Brexit.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão