Mundo

Imigrantes terão mesmos direitos que trabalhadores europeus

Assim que conseguir a carta de trabalho e residência, o imigrante terá os mesmos direitos trabalhistas, de saúde e segurança do que os europeus

Imigrantes chegam na ilha de Lampedusa, na Itália: a nova lei simplifica o atual sistema, no qual existem 27 regras para conceder permissão de trabalho a imigrantes (Filippo Monteforte/AFP)

Imigrantes chegam na ilha de Lampedusa, na Itália: a nova lei simplifica o atual sistema, no qual existem 27 regras para conceder permissão de trabalho a imigrantes (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 10h13.

Estrasburgo - O Parlamento Europeu aprovou o projeto que unifica a documentação necessária para imigrantes conseguirem permissão para trabalharem e morarem na Europa, proposta que foi rejeitada no ano passado.

O novo projeto tem por objetivo garantir que os trabalhadores procedentes de países de fora da União Europeia tenham os mesmos direitos do que a mão de obra local, apesar de contemplar diversas exceções, como os empregos temporários.

A maioria da Eurocâmara aceitou essa segunda versão, mais inclusiva do que a anterior e considerada discriminatória por parte do Parlamento.

A nova fórmula simplifica o atual sistema, no qual existem vinte e sete regras diferentes para conceder permissão de trabalho e residência para imigrantes.

As autoridades dos países membros da UE terão um prazo máximo de quatro meses para decidir sobre a solicitação, que poderá ser encaminhada tanto pelo empregado como pelo empregador.

Assim que conseguir a carta de trabalho e residência, o imigrante terá os mesmos direitos trabalhistas, de saúde e segurança do que os europeus.

A relatora da lei, a deputada francesa Véronique Mathieu, disse que a aprovação da medida permite a Europa buscar soluções para a crise da mão de obra no Continente. Além disso, 'diminuiu as tentações da imigração irregular', acrescentou.

A partir de agora, os países da UE terão um prazo de dois anos para incorporar a medida às suas legislações nacionais. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoLegislaçãoMercado de trabalhoUnião Europeia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame