Exame Logo

Ibope: Confúcio lidera em RO com 52% dos votos válidos

O candidato do PMDB tem 52%, enquanto o atual governador João Cahulla (PPS) aparece com 39%

João Cahulla, à esquerda, e Confúcio Moura, decidem eleições em Rondônia (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2010 às 17h57.

São Paulo - A pesquisa Ibope divulgada ontem à noite pela TV Rondônia, afiliada da Rede Globo, aponta disputa acirrada para o governo do Estado. Considerando os votos válidos, Confúcio Moura (PMDB) tem 52%, enquanto o atual governador João Cahulla (PPS) aparece com 39%.

A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 29741/2010 e ouviu 812 eleitores em 30 municípios entre os dias 15 e 17 de outubro.

Veja também

Em debate promovido pela TV Candelária, afiliada da Rede Record, também na noite de ontem, os candidatos trocaram críticas sobre suas experiências de governo. Confúcio Moura, que foi prefeito de Ariquemes, uma das maiores cidades de Rondônia, nos dois últimos mandatos teve sua gestão criticada por Cahulla, que por sua vez, foi alvo de reclamações do opositor enquanto governador.

Cahulla critica os aliados de Confúcio, os ex-governadores Valdir Raupp (PMDB) e José de Abreu Bianco (DEM), os quais acusa de terem "quebrado o Estado" e questiona o opositor sobre como irá governar com tantos partidos aliados diferentes. Já o peemedebista direcionou suas críticas para o governo do senador eleitor Ivo Cassol (PPS).

Confúcio havia recebido o apoio do ex-candidato Expedito Júnior (PSDB), derrotado no primeiro turno. Mas a executiva regional do PSDB emitiu uma carta pública esclarecendo que o partido vai apoiar João Cahulla (PPS), que trabalhará pela candidatura do tucano José Serra para à Presidência da República. O petista Eduardo Valverde, quarto colocado nas eleições, apoia Confúcio e coordena a campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) no Estado.

Acompanhe tudo sobre:DemocraciaEleiçõesEleições 2010Política no Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame