Mundo

Ibama libera licença para instalação de Belo Monte

De acordo com o instituto, a garantia de vazões na chamada Volta Grande do Xingu são um dos "ganhos socioambientais" incorporados à construção da usina

Hidrelétrica terá capacidade de gerar até 11.233 MW de energia. Na média, porém, a geração será bem menor, de 4.419 MW (Paulo Jares/VEJA)

Hidrelétrica terá capacidade de gerar até 11.233 MW de energia. Na média, porém, a geração será bem menor, de 4.419 MW (Paulo Jares/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 10h57.

Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de instalação para a hidrelétrica de Belo Monte. "O licenciamento foi marcado por uma robusta análise técnica e resultou na incorporação de ganhos socioambientais", informou o órgão, em nota divulgada hoje.

A usina será construída pela Norte Energia (Nesa) no Rio Xingu. A hidrelétrica terá capacidade de gerar até 11.233 megawatts (MW) de energia. Na média, porém, a geração será bem menor, de 4.419 MW.

De acordo com o Ibama, a garantia de vazões na chamada Volta Grande do Xingu, suficientes para manutenção dos ecossistemas e dos modos de vida das populações ribeirinhas, são um dos "ganhos socioambientais" incorporados à construção da usina.

"Outro ganho foi a implementação de ações em saúde, educação, saneamento e segurança pública firmadas em termos de compromisso entre Nesa, prefeituras e governo do Estado do Pará", afirma o Ibama.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaMeio ambienteBelo MonteUsinasHidrelétricasIbamaPreservação ambiental

Mais de Mundo

Do Google à Nvidia: Irã ameaça atacar empresas americanas no Oriente Médio; veja a lista

Gasolina nos EUA ultrapassa US$ 4 com guerra no Irã

Guerra no Oriente Médio entra no 2º mês com escalada militar e tensão no Estreito de Ormuz

Exército da Ucrânia muda treinamento de soldados para evitar fugas