Iate 'conceitual' de Steve Jobs colide com embarcação de bilionário mexicano
Venus foi entregue após a morte de Jobs em 2011 e valia US$ 130 milhões após sua conclusão
Repórter colaborador
Publicado em 8 de agosto de 2024 às 11h01.
Venus, o antigo superiate de Steve Jobs — agora de propriedade de sua esposa, filantropa e investidora Laurene Powell Jobs — colidiu com outro superiate na costa italiana. O acidente aconteceu em 22 de julho em Nápoles.
O iate de 78 metros da família Jobs bateu com o Lady Moura, uma embarcação ainda maior, de 105 metros, do bilionário mexicano Ricardo Salinas.
O porta-voz de Laurene Jobs disse que apenas a tripulação estava a bordo do iate e que ambos os barcos estavam ancorados quando uma mudança repentina de vento levou à colisão, segundo o Business Insider. Venus está atualmente navegando no Mar da Ligúria, enquanto Lady Moura seguiu para Mykonos na quarta-feira, com base em dados de rastreamento disponíveis publicamente do Marine Traffic.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o i minimalista Venus e o Lady Moura colidindo. Não está claro qual superiate atingiu qual, embora alguém a bordo do Lady Moura parecesse culpar a tripulação do Venus nas redes sociais, informou o SuperYacht Times.
Outros nas redes sociais alegaram que o Venus estava atracado e que o Lady Moura "foi para cima".
O Venus foi entregue após a morte de Jobs em 2011 e valia US$ 130 milhões após sua conclusão. O cofundador da Apple estava fortemente envolvido no processo de design ao lado do arquiteto e decorador francês Philippe Starck.
"O Venus vem da filosofia do mínimo", disse Starck sobre seu design. "A elegância do mínimo, aproximando-se da desmaterialização."
Jobs e Starck passaram quatro anos trabalhando em seu design, realizando reuniões mensais para discutir suas especificações. Ele tem seis cabines idênticas, construídas para maximizar o silêncio absoluto.