Mundo

Hitler best seller; baixa no Brexit…

Imagens do suspeito A polícia da Turquia divulgou imagens do homem que matou 39 pessoas e feriu outras 69 na boate Reina, em Istambul, durante o réveillon. O terrorista, filiado ao Estado Islâmico, aparece em selfies no meio da rua. Segunda fontes citadas pela imprensa turca, o homem seria do Uzbequistão ou do Quirguistão e […]

RYANCARE: projeto de lei do presidente da Câmara americana, rejeitado no Congresso, é exemplo da polarização ideológica / Jonathan Ernst/ Reuters

RYANCARE: projeto de lei do presidente da Câmara americana, rejeitado no Congresso, é exemplo da polarização ideológica / Jonathan Ernst/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2017 às 17h55.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h37.

Imagens do suspeito

A polícia da Turquia divulgou imagens do homem que matou 39 pessoas e feriu outras 69 na boate Reina, em Istambul, durante o réveillon. O terrorista, filiado ao Estado Islâmico, aparece em selfies no meio da rua. Segunda fontes citadas pela imprensa turca, o homem seria do Uzbequistão ou do Quirguistão e teria viajado à Turquia com a esposa e dois filhos em novembro. A família do terrorista foi presa pela autoridades locais.

_

Até lá

Os deputados republicanos, maioria no Congresso dos Estados Unidos, passaram o primeiro dia da nova legislatura em manobras para tentar enfraquecer um órgão independente de ética, cuja função é investigar o comportamento dos parlamentares. O argumento é que esse conselho de ética havia se tornado muito invasivo. A intenção era subordiná-lo aos próprios deputados. Após críticas da minoria democrata e do presidente eleito Donald Trump na rede social Twitter, os republicanos recuaram. A desistência da medida foi confirmada pela porta-voz de Paul Ryan, reconduzido ao cargo de presidente da Câmara.

_

Pediu para sair

O embaixador britânico na União Europeia (UE), Ivan Rogers, pediu demissão do cargo. A saída de Rogers acontece pouco tempo antes das negociações do termos da saída do Reino Unido da UE, previstas para o fim de março. Uma fonte do alto escalão do governo, citado pelo jornal The Guardian, afirma que “a saída de Rogers é uma destruição total da expertise sobre a UE”. Segundo a impressão local, a demissão do embaixador indicaria que a primeira-ministra Theresa May está sob pressão para abandonar qualquer esperança a cerca de um acordo que permitiria o acesso do Reino Unido ao mercado europeu. Em dezembro, Rogers havia afirmado que um acordo de livre-comércio com a UE só aconteceria depois de 10 anos de negociação.

_

Hitler: best-seller

A edição comentada de Mein Kampf, o livro em que Adolf Hitler expõe suas ideais racistas e antissemitas, é um sucesso de vendas na Alemanha, afirmaram os responsáveis pela publicação nesta terça-feira. Em um ano, foram vendidas 85.000 cópias do livro — a primeira reimpressão da obra, que estava vetada desde a Segunda Guerra Mundial.

_

O homem do comércio

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Robert Lighthizer como o represente do comércio dos país em organismos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio. Lighthizer atua como advogado de comércio exterior para corporações, além de ter servido no governo Reagan, na década de 1980, como negociador de acordos bilaterais. Foi um dos maiores articuladores de uma guerra comercial com a potência asiática à época, o Japão. Agora, seus alvos devem ser o México e a China. “Ele vai fazer um trabalho incrível ajudando a mudar as políticas comerciais falhas que tiraram a prosperidade de tantos americanos”, afirmou Trump em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Lula e Biden dizem que situação na Venezuela é momento crítico para o hemisfério

Peru reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, diz chanceler

Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é 'inaceitável'

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Mais na Exame