Mundo

Hillary tem apenas 4 pontos de vantagem sobre Trump

A pesquisa concluiu que 41% dos consultados votariam em Hillary, enquanto 37% apoiaria Trump


	Hillary Clinton: a pesquisa também revelou que a maioria das mulheres apoia Hillary, com 49% frente a 30% de Trump
 (Mike Blake / Reuters)

Hillary Clinton: a pesquisa também revelou que a maioria das mulheres apoia Hillary, com 49% frente a 30% de Trump (Mike Blake / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2016 às 21h03.

Washington - A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, tem uma vantagem em nível nacional de apenas quatro pontos percentuais sobre seu rival republicano, Donald Trump, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo centro de pesquisas Pew.

A pesquisa, que incluiu outros dois candidatos independentes na disputa, o candidato libertário Gary Johnson e candidata do Partido Verde, Jill Stein, concluiu que 41% dos consultados votariam em Hillary, enquanto 37% apoiaria Trump.

Além disso, 10% dos indagados daria seu respaldo a Johnson, enquanto 4% respaldaria Jill Stein.

A pesquisa, que também mediu a temperatura sobre a visão de futuro dos cidadãos, revelou que a maioria das mulheres apoia Hillary, com 49% frente a 30% de Trump.

Por sua vez, os homens apoiam o magnata com uma porcentagem de 45%, frente a 33% para a ex-secretária de Estado.

Aqueles com títulos de pós-graduação respaldam Hillary em 59% frente a 21% que optam pelo multimilionário; e entre os que têm alguns estudos ou nenhum na universidade as preferências estão divididas (41% para Trump e 36% para Hillary).

No entanto, só 27% acredita que Trump seria um "presidente bom ou muito bom", enquanto 55% considera que seria "ruim ou terrível" (43% especificamente se referiu à última acepção) e só 15% manifestou que o magnata seria um líder "mediano".

Em relação a Hillary, 31% acredita que seria uma presidente "boa ou muito boa", enquanto 22% acha que seria normal e 45% entende que seria "ruim" (12%) ou "terrível" (33%).

A pesquisa também analisou as visões opostas entre os eleitores de Trump e Hillary.

Os partidários de Trump acham que a imigração (66%) e o terrorismo (65%) são problemas "muito grandes", enquanto os eleitores de Hillary consideram que a lacuna entre os ricos e os pobres (70%) e o meio ambiente (43%) são as principais questões no país.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 16 de agosto entre 2.010 eleitores registrados para as eleições presidenciais de 8 de novembro nos 50 estados do país e tem uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosHillary ClintonPolíticos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal