Mundo

Hezbollah acusa Israel por morte de comandante em Beirute

Comandante da organização teria sido morto do lado de fora de casa em Beirute num ataque noturno

Cena do crime: o Hezbollah descreveu Laqqis como "um dos líderes da resistência islâmica" contra Israel, que era alvo frequente do Estado judeu (Hasan Shaaban/Reuters)

Cena do crime: o Hezbollah descreveu Laqqis como "um dos líderes da resistência islâmica" contra Israel, que era alvo frequente do Estado judeu (Hasan Shaaban/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 07h27.

Beirute - O grupo militante xiita libanês Hezbollah disse nesta quarta-feira que um comandante da organização foi morto do lado de fora de casa em Beirute num ataque noturno, e culpou Israel.

Israel negou qualquer envolvimento na morte de Hassan al-Laqqis, que, segundo o Hezbollah, foi assassinado por volta de meia-noite no bairro de Hadath, sul da capital libanesa.

O Hezbollah, que travou uma guerra de 34 dias com Israel em 2006, enviou combatentes para a vizinha Síria em apoio ao presidente Bashar al-Assad na guerra civil contra rebeldes de maioria sunita. A intervenção no conflito sírio aumentou a tensão sectária dentro do Líbano.

Uma fonte ligada ao Hezbollah disse que Laqqis era um comandante militar que havia participado de batalhas na Síria. A fonte disse que Laqqis levou um tiro na cabeça disparado por uma arma com silenciador, no que afirmou ter sido uma operação profissional.

O Hezbollah descreveu Laqqis como "um dos líderes da resistência islâmica" contra Israel, que era alvo frequente do Estado judeu.

Ele integrava o Hezbollah desde os primeiros dias do grupo no anos 1980, quando a guerrilha foi formada com apoio do Irã para combater tropas israelenses que ocupavam o sul do Líbano. Um filho de Laqqis foi morto na guerra com Israel em 2006, segundo o Hezbollah.

Acompanhe tudo sobre:IsraelMortesSíria

Mais de Mundo

Ônibus cai em abismo no sudoeste da Colômbia e deixa 12 mortos e 30 feridos

Índia protesta contra novos condados chineses em região disputada no Himalaia

Falha em avião do mesmo modelo de tragédia na Coreia do Sul assusta passageiros

Tribunal da Coreia do Sul realizará 1ª audiência para julgar presidente em 14 de janeiro