Harlem Shake vira hino político no Oriente Médio
Jovens do Egito e da Tunísia estão utilizando viral da internet para protestar contra as autoridades no poder
Modo escuro
EXAME.com (EXAME.com)
Publicado em 3 de março de 2013 às, 13h23.
São Paulo - A essa altura, o Harlem Shake já é conhecido no mundo inteiro. Mas na Tunísia e no Egito, o viral que domina a internet em 2013 ganhou um novo significado: jovens de ambos países estão utilizando a dança para protestar contra as autoridades no poder.
Cerca de 400 estudantes repetiram a coregrafia típica do vídeo em meio à protestos pela saída do presidente egípcio Mohamed Mursi, do lado de fora do prédio da Irmanda Islâmica, em Cairo, na noite da última quinta-feira.
Na convocação do protesto, os cidadãos egípcios eram chamados para dançar o Harlem Shake para "romper o aborrecimento" em alternativa às medidas restritivas do governo. A polícia chegou a ser chamada, mas a ação transcorreu pacificamente.
Não foi só na capital egípcia que a mania da web virou forma de protesto. Na Tunísia, em três ocasiões, militantes islamitas atacaram jovens que dançavam em Túnis e em Sidi Bouzid. Os grupos, que consideram o fenômeno é contrário ao islã, tentaram impedir a gravação, mas tiveram de deixar o local após entrarem em confronto com os jovens que realizavam a filmagem.
Depois do caso e após a divulgação do vídeo, o ministro da Educação do país, Abdellatif Abid, ordenou uma investigação sobre o caso. O pedido, no entanto, acabou gerando mais protestos e incentivando outros grupos a realizar novas versões do viral. Confira vídeos abaixo:
Últimas Notícias
Após dano em cabos de internet, dados da África encontram atalho seguro pelo Brasil
Há uma semana
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.