Mundo

Grupos rebeldes sírios não reconhecem Coalizão Nacional

Grupos importantes de rebeldes sírios afirmaram que ignoram a liderança de qualquer organização opositora baseada no exterior, incluindo a Coalizão Nacional

Local de explosão de carro bomba em Damasco: declaração ocorre em um momento de crescente violência (Rahaf Al Jallad/AFP)

Local de explosão de carro bomba em Damasco: declaração ocorre em um momento de crescente violência (Rahaf Al Jallad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 08h14.

Beirute - Vários grupos importantes de rebeldes sírios afirmaram na noite desta terça-feira que ignoram a liderança de qualquer organização opositora baseada no exterior, incluindo a Coalizão Nacional.

"A Coalizão Nacional e o governo de Ahmad Tomeh (eleito no exílio) não são nossos representantes e não os reconhecemos", declararam 13 dos grupos islâmicos rebeldes mais fortes da Síria.

Entre os signatários do texto figuram alguns grupos que se uniram ao Exército Sírio Livre (ESL), como a brigada Al Tawhid, principal força rebelde na província de Alepo (norte), e os 'jihadistas' da Frente Al Nusra.

O grupo radical Ahrar al Sham e a 19ª Divisão, recentemente incorporada ao ESL, também assinaram a declaração, que defende a aplicação da lei islâmica na Síria.

"Estas forças apelam a todos os grupos militares e civis que se unam em torno de um claro contexto islâmico (...) baseado na 'sharia' (lei islâmica) como única fonte da legislação".

Os rebeldes conclamaram à "unidade" e ao "fim das divisões" no interesse maior da Nação (islâmica) sobre o interesse de cada grupo".

A declaração ocorre em um momento de crescente violência entre as diversas facções do movimento rebelde sírio.

Acompanhe tudo sobre:AlepoOposição políticaSíria

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem