Mundo

Grupo ligado à Al-Qaeda assume ataque que matou 50

Atentados com carros-bomba em bairros xiitas em Bagdá que mataram 50 pessoas na semana passada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 15h24.

Bagdá - Um grupo ligado à Al-Qaeda assumiu neste domingo a responsabilidade pelos atentados com carros-bomba em bairros xiitas em Bagdá que mataram 50 pessoas na semana passada.

O massacre foi uma resposta a "campanhas de segurança do exército e da polícia que miraram áreas sunitas", de acordo com um comunicado postado em um fórum e atribuído ao Estado Islâmico no Iraque e no Levante, braço da Al Qaeda.

O derramamento de sangue acrescenta preocupações de que o Iraque caminha em direção à guerra sectária que matou dezenas de milhares em 2006 e 2007, em meio a um impasse político de longa duração e temores de que o conflito na Síria possa chegar ao país.

As autoridades têm respondido com operações de segurança abrangentes visando aos militantes, mas diplomatas e analistas dizem que elas não atacam as causas da violência. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoIraqueIslamismoAl QaedaBagdáXiitas

Mais de Mundo

Irã denuncia atraso na emissão de vistos para delegação da Copa e pede apoio da Fifa

Irã lança mísseis contra Bahrein e Kuwait em resposta a ataque dos EUA

Governo Trump teme ação de inteligência israelense contra altos funcionários, diz NYT

Jogadores do Irã terão de deixar os EUA no mesmo dia das partidas da Copa, diz embaixador