Mundo

Grupo islâmico assume ataques em Volgogrado e ameaça Jogos

Grupo disse que responsável pelos dois atentados suicidas que mataram pelo menos 34 pessoas

Homens de grupo islâmico em vídeo: "se você fizer as Olimpíadas, você vai receber um presente da gente. Para você e para todos os turistas que virão" (Reprodução/Reuters)

Homens de grupo islâmico em vídeo: "se você fizer as Olimpíadas, você vai receber um presente da gente. Para você e para todos os turistas que virão" (Reprodução/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 10h40.

Moscou - Um grupo extremista islâmico afirmou num vídeo divulgado pela Internet que foi o responsável pelos dois atentados suicidas que mataram pelo menos 34 pessoas no mês passado na cidade russa de Volgogrado e também ameaçou atacar as Olimpíadas de Inverno de Sochi.

Num alerta ao presidente Vladimir Putin sobre os Jogos do mês que vem, um homem declarou em russo no vídeo: "Se você fizer as Olimpíadas, você vai receber um presente da gente. Para você e para todos os turistas que virão".

"Isso será por todo o sangue muçulmano derramado todos os dias no mundo, no Afeganistão, na Somália, na Síria, em todo mundo. Essa vai ser a nossa vingança", disse ele.

Segundo o vídeo, dois homens chamados Suleiman e Abdurakhman realizaram os ataques em Volgogrado para o grupo conhecido como Vilayat do Daguestão e ligado a uma facção iraquiana chamada Ansar al-Sunna.

No Daguestão, na Rússia, militantes lutam para criar um Estado islâmico. Doku Umarov, um líder extremista, tem pedido que militantes ataquem as Olimpíadas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaOlimpíadasRússiaTerrorismo

Mais de Mundo

Primeira privatização de Milei: IMPSA é vendida para empresa dos EUA por R$ 164 milhões

Oposição na Venezuela começa dia de protestos para tentar impedir posse de Maduro

Novo foco de incêndio na Califórnia se aproxima de letreiro de Hollywood

Advogados do ex-presidente sul-coreano voltam a pedir anulação do mandado de prisão