Mundo

Grã-Bretanha proíbe fumo no carro na presença de menores

A lei será aplicada aos motoristas e aos passageiros que fumarem diante de crianças, mesmo que seja com as janelas abertas


	Pessoa fumando: medida foi saudada pela British Lung Foundation, que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros
 (GettyImages)

Pessoa fumando: medida foi saudada pela British Lung Foundation, que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 14h00.

Fumar no carro na presença de menores de 18 anos será punido com multa na Inglaterra e em Gales após a entrada em vigor, nesta quinta-feira, de uma nova lei antitabaco.

A lei será aplicada aos motoristas e aos passageiros que fumarem diante de crianças, mesmo que seja com as janelas abertas. A medida não afeta os carros conversíveis e os cigarros eletrônicos.

Descumprir a lei custará uma multa de 50 libras (67 euros, 75 dólares), mas a polícia afirmou que, a princípio, priorizá a pedagogia em detrimento da repressão.

A medida foi saudada pela British Lung Foundation (Fundação pulmonar britânica), que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros.

Seus opositores, por sua vez, consideram a lei de difícil aplicação e que contraria a liberdade.

Steve White, presidente do sindicato de policiais, disse à BBC que será extremamente difícil fazê-la ser cumprida. "Já temos muito com o que nos ocupar com os roubos", lamentou.

Vários países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África da Sul, adotaram leis nacionais ou regionais proibindo fumar no carro se houver crianças.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCigarrosCriançasInglaterraPaíses ricosVeículos

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô