Mundo

Grã-Bretanha proíbe fumo no carro na presença de menores

A lei será aplicada aos motoristas e aos passageiros que fumarem diante de crianças, mesmo que seja com as janelas abertas


	Pessoa fumando: medida foi saudada pela British Lung Foundation, que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros
 (GettyImages)

Pessoa fumando: medida foi saudada pela British Lung Foundation, que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 14h00.

Fumar no carro na presença de menores de 18 anos será punido com multa na Inglaterra e em Gales após a entrada em vigor, nesta quinta-feira, de uma nova lei antitabaco.

A lei será aplicada aos motoristas e aos passageiros que fumarem diante de crianças, mesmo que seja com as janelas abertas. A medida não afeta os carros conversíveis e os cigarros eletrônicos.

Descumprir a lei custará uma multa de 50 libras (67 euros, 75 dólares), mas a polícia afirmou que, a princípio, priorizá a pedagogia em detrimento da repressão.

A medida foi saudada pela British Lung Foundation (Fundação pulmonar britânica), que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros.

Seus opositores, por sua vez, consideram a lei de difícil aplicação e que contraria a liberdade.

Steve White, presidente do sindicato de policiais, disse à BBC que será extremamente difícil fazê-la ser cumprida. "Já temos muito com o que nos ocupar com os roubos", lamentou.

Vários países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África da Sul, adotaram leis nacionais ou regionais proibindo fumar no carro se houver crianças.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCigarrosCriançasInglaterraPaíses ricosVeículos

Mais de Mundo

Chefe do Hezbollah diz que batalha com Israel entrou em uma "etapa totalmente nova"

Hamas convoca "dia de fúria" para amanhã, durante funeral de Haniyeh

Irã e aliados preparam resposta conjunta moderada para Israel após ataques contra Hamas e Hezbollah

Presidente do México conversará com Lula e Petro sobre crise na Venezuela

Mais na Exame