Mundo

Governo promulga protocolo de adesão da Venezuela a Mercosul

A entrada da Venezuela no bloco ocorreu em julho deste ano, depois que o Paraguai foi suspenso


	O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota: ele afirmou que o Mercosul está buscando a forma "mais adequada e rápida" para a plena incorporação do país no bloco
 (©AFP / Evaristo Sa)

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota: ele afirmou que o Mercosul está buscando a forma "mais adequada e rápida" para a plena incorporação do país no bloco (©AFP / Evaristo Sa)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 07h27.

São Paulo - O governo publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira decreto em que promulga o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, assinado em julho de 2006.

A entrada da Venezuela no bloco ocorreu em julho deste ano, depois que o Paraguai foi suspenso do Mercosul em consequência de um rápido processo de troca de presidente que foi repudiado por Argentina, Brasil e Uruguai. O Paraguai era o único país que faltava aprovar a entrada venezuelana.

Nesta sexta-feira, o Mercosul realiza uma cúpula de presidentes para comemorar a entrada da Venezuela no bloco, mas sem a presença do presidente Hugo Chávez, que era aguardado no encontro. Chávez, de 58 anos, está em Cuba, onde se submete a tratamento de saúde relacionado a um câncer.

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou na quinta-feira que o Mercosul está buscando a forma "mais adequada e rápida" para a plena incorporação do país no bloco, referindo-se à adoção da nomenclatura comum do Mercosul e convergência de tarifas para a Tarifa Externa Comum (TEC) .

Acompanhe tudo sobre:América LatinaItamaratyMinistério das Relações ExterioresVenezuela

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social