Exame Logo

Nova York amplia medidas de confinamento até 29 de abril

"O sistema hospitalar está em sua capacidade máxima hoje", alertou o governador Andrew Cuomo

Coronavírus: governador anunciou que a multa para infratores da quarentena será de mil dólares (Kena Betancur/Getty Images)
A

AFP

Publicado em 6 de abril de 2020 às 16h05.

Última atualização em 7 de abril de 2020 às 14h09.

Ogovernador de Nova York anunciou nesta segunda-feira a extensão das medidas de confinamento devido ao coronavírus até 29 de abril, embora tenha relatado que a taxa de mortalidade atingiu um platô nos últimos dois dias.

Apesar do fato de, nas últimas 48 horas, o número de mortes diárias por coronavírus no estado de Nova York tenha ficado abaixo de 600 e sido menor do que o recorde do último sábado, "o sistema hospitalar está em sua capacidade máxima hoje", alertou o governador Andrew Cuomo em uma coletiva de imprensa.

Veja também

"A máquina está no limite. Não se pode ir mais rápido. Não pode ficar no limite indefinidamente porque o sistema explodirá. A equipe não pode trabalhar ainda mais. Permanecer nesse nível é problemático", disse.

"Se estamos alcançando um platô, é porque o distanciamento social está funcionando", acrescentou. "Temos que continuar e atividades não essenciais permanecerão fechadas até 29 de abril", informou Cuomo. "Não é hora de relaxar".

A multa pelos infratores aumentará de US$ 500 para US$ 1.000, anunciou.

O governador disse que a queda no número de mortes é "esperançosa, mas inconclusiva", e que o número pode subir novamente.

"Se estamos alcançando um platô, estamos fazendo isso em um nível muito alto, e há um tremendo estresse no sistema de saúde", alertou.

Cuomo indicou que a capacidade máxima de respiradores em hospitais estaduais já foi excedida, mas também garantiu que até agora "não há hospital que exija respiradores e que não os possua".

O estado de Nova York, o mais afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, registrou 130.689 casos e 4.758 mortes devido à doença nesta segunda-feira, 599 a mais do que no domingo.

O recorde de mortes em 24 horas foi alcançado no sábado, com 630 mortes.

Quase 339.000 casos já foram relatados nos Estados Unidos, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)Nova York

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame