Mundo

Geithner critica 'espetáculo' do debate sobre dívida dos EUA

Para o secretário do Tesouro americano, isso prejudicou a confiança do investidor, apesar de a economia dos Estados Unidos continuar sendo sólida

"Eu acho que o resultado foi bom, mas o processo foi terrível", disse Geithner sobre a aprovação do plano que eleva o teto da dívida americana (Nicholas Kamm/AFP)

"Eu acho que o resultado foi bom, mas o processo foi terrível", disse Geithner sobre a aprovação do plano que eleva o teto da dívida americana (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 11h08.

Washington - O secretário do Tesouro americano, Tim Geithner, criticou nesta terça-feira o espetáculo do debate no Congresso sobre o aumento do limite da dívida pública, dizendo que isso prejudicou a confiança do investidor, apesar de a economia dos Estados Unidos continuar sendo sólida.

"Acho que a confiança foi danificada pelo espetáculo que vimos em Washington de um grande número de parlamentares no país ameaçando com um default", afirmou à ABC.

"Eu acho que o resultado foi bom, mas o processo foi terrível", afirmou ainda.

A Câmara dos Representantes aprovou na segunda-feira o projeto de lei que eleva o teto da dívida americana e evita o desastroso default dos Estados Unidos.

Deputados aprovaram a medida, que corta trilhões de dólares no orçamento do governo, por 269 votos contra 161, e agora a expectativa é que o Senado faça o mesmo antes do prazo de meia-noite de terça para quarta-feira (01h00 de Brasília).

O projeto prevê aumentar o teto da dívida, atualmente em 14,3 trilhões de dólares, e cortes de gastos de 2,1 trilhões de dólares nos próximos 10 anos, mas sem aumentar os impostos aos mais ricos e às grandes corporações, em linha com a demanda dos republicanos.

O Senado dos Estados Unidos deverá votar o projeto nesta terça-feira ao meio-dia (13h00 de Brasília), e deverá aprovar a legislação, fruto de um acordo entre o presidente americano, Barack Obama, seus rivais republicanos e os aliados democratas.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEstados Unidos (EUA)Países ricosTesouro Nacional

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame