Mundo

Gazprom retoma fornecimento de gás

Com o pagamento da dívida de Belarus ao grupo russo, que também quitou o que devia para o transporte do gás, crise foi resolvida

Trecho desativado do gasoduto Yamal-Europa em Slonim, a cerca de 200 km de Minsk (.)

Trecho desativado do gasoduto Yamal-Europa em Slonim, a cerca de 200 km de Minsk (.)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2010 às 09h19.

Moscou - O grupo russo Gazprom confirmou nesta quinta-feira que a Belarus pagou sua dívida e anunciou que retomará o fornecimento completo de gás, segundo a porta-voz do Kremlin, citada pelas agências russas.

O porta-voz da Gazprom também afirmou ter pagado o preço previsto por seu contrato para o trânsito de seu gás pelo território bielorrusso, outro motivo de conflito nesta crise, algo confirmado pela Belaruss.

O presidente da Gazprom, Alexei Miller, comunicou por telefone ao presidente russo, Dimitri Medvedev, que "a parte bielorrussa pagou o total do fornecimento de gás de acordo com o contrato e que Gazprom a tomou a decisão de retomar o pleno fornecimento de gás à Belarus", assinalou Natalya Timakova, porta-voz do Kremlin.

A Gazprom havia reduzido em 60% o fornecimento de gás à Belarus devido a essa dívida. A Belarus, por sua parte, ameaçou interromper a passagem de gás para a Europa através de seu território se Moscou não quitasse sua dívida por esse serviço.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDívida públicaEuropaGásRússia

Mais de Mundo

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico sem carga nuclear

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pudong: expansão estratégica em Xangai

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional

Bruxelas diz que negociação com Mercosul está progredindo, mas não dá prazo para conclusão