Furacão Sandy tocará sudeste de Nova Jersey

Sandy, um furacão de categoria 1, avança muito rapidamente com uma velocidade de translação de 44 km/h rumo ao noroeste

Miami – O furacão Sandy se encontra a 180 quilômetros ao sudeste de Atlantic City, em Nova Jersey, onde tocará terra ”ainda nesta tarde”, advertiu nesta segunda-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Sandy, um furacão de categoria 1, avança muito rapidamente com uma velocidade de translação de 44 km/h rumo ao noroeste e, nesta trajetória, seu centro ”tocará terra ao longo ou justo no sudeste do litoral de Nova Jersey ainda nesta tarde”, disseram os meteorologistas.

O furacão, que arrasta ventos máximos sustentados de 150 km/h, ameaça a costa nordeste dos EUA com uma perigosa ressaca.

”A maior ameaça é a ressaca e o aumento do nível de água do mar”, que poderia pôr em risco vidas humanas, afirmou à Agência Efe Todd Kimberlaind, porta-voz do NHC.

De acordo com os modelos deste organismo, Sandy, que está a 285 quilômetros ao sul-sudeste da cidade de Nova York, afetará ”a costa de Nova Jersey, a grande área de Nova York, Long Island e o sul de Nova Inglaterra”, detalhou Kimberlaind.

O centro do furacão está agora na latitude 38,3 graus norte e 73,1 graus oeste e, segundo um provável padrão de trajetória, continuará seu percurso durante as próximas horas até que toque terra, para começar depois a perder força.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.