Mundo

Furacão ganha força e avança pela costa do Pacífico mexicano

Chamado Jova, ele está próximo de se converter em categoria 2, com ventos de 150 km/h

Furacão Jova: as autoridades recomendaram à população para que tome precauções e fique atenta a informações, pelos efeitos da chuva, vento e ondas. (Karen Bleier/AFP)

Furacão Jova: as autoridades recomendaram à população para que tome precauções e fique atenta a informações, pelos efeitos da chuva, vento e ondas. (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2011 às 08h23.

Priorizar nos meus resultados Google

Cidade do México - O Serviço Meteorológico Mexicano decretou neste domingo alerta em quatro estados banhados pelo Pacífico, por causa do avanço do furacão Jova, que está próximo de se converter em categoria II na escala Saffir-Simpson, com ventos de 150 km/h.

O furacão, "continua intensificando-se, e se encontra muito próximo de alcançar a categoria II na escala Saffir-Simpson. Ele mantém seu deslocamento rumo à costa do Pacífico central do México", disse o organismo em seu último relatório publicado em sua página da internet.

O serviço meteorológico estabeleceu uma zona de alerta de Lázaro Cárdenas, Michoacán, até Cabo Corrientes, Jalisco.

Jova, localizado a 490 km ao sudoeste do porto de Manzanillo, estado de Colima, se desloca a uma velocidade de 13 km por hora, com ventos de 150 km por hora e rajadas de 185 km. O sistema está catalogado com um índice de periculosidade 'forte'.

Espera-se que às 6h GMT (3h de Brasília) de segunda-feira ele se converta em categoria II, com rajadas de até 195 km por hora.

As autoridades recomendaram à população para que tome precauções e fique atenta a informações, pelos efeitos da chuva, vento e ondas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisFuracõesMéxico

Mais de Mundo

Ganhadores do Nobel escreveram 'bíblia' da política monetária e estão em 'Hall da Fama'

Prêmio Nobel 2026: veja todos os vencedores deste ano

Nobel da Economia 2026: prêmio vai para americanos que pesquisam ciclos de expansão e retração

Irã à beira do colapso? Inflação de 90% e bloqueio do petróleo sufocam economia