Mundo

Francês de 105 anos quer bater recorde de velocidade em bicicleta

Desafio será realizado no velódromo nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines, cidade próxima à Paris

Robert Marchand: francês tentará ser a pessoa com mais de 105 a pedalar mais rápido em uma bicicleta (Lionel Boaventure/AFP)

Robert Marchand: francês tentará ser a pessoa com mais de 105 a pedalar mais rápido em uma bicicleta (Lionel Boaventure/AFP)

A

AFP

Publicado em 3 de janeiro de 2017 às 11h06.

O francês Robert Marchand, de 105 anos, tentará na quarta-feira marcar um novo recorde de velocidade sobre uma bicicleta para pessoas de sua idade.

O desafio será realizado no velódromo nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines, o mesmo no qual havia batido seu próprio recorde há três anos (26,927 km em uma hora).

Agora tentará ser a pessoa com mais de 105 a pedalar mais rápido em uma bicicleta.

"Não estou tão bem quanto há dois anos, se estivesse seria um fenômeno, mas não sou um fenômeno", declarou com modéstia e tom de brincadeira.

Robert Marchand acredita que poderá percorrer 23 ou 24 quilômetros em uma hora. "Se fizer 30 dirão que estava dopado", sorri.

"Durante toda a minha vida pratiquei esportes, comi muitas frutas e legumes, não muito café, sem cigarros e pouco álcool", explica como fatores chave para sua invejável forma física.

A psicóloga e professora universitária Veronique Billat, que o acompanha desde que completou 100 anos, completa o mistério: "Seu corpo é pequeno, mas tem um coração que bombeia tanto sangue por minuto como o de uma pessoa maior". Sua personalidade também desempenha um papel: "Tem uma grande determinação, não hesita, não tem medo de tentar as coisas".

Marchand diz não temer a morte, apenas a paralisia. Enquanto isso, não para de pedalar.

Acompanhe tudo sobre:FrançaBicicletas

Mais de Mundo

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas

Arábia Saudita ataca carregamento de armas dos Emirados Árabes no Iêmen

Eleições de 2025 tiveram avanço da direita na América do Sul

Trump alerta Irã sobre possível ataque e endurece recado ao Hamas