Mundo

França vai reativar 7 reatores nucleares ainda este ano

Em nota, a estatal Electricité de France (EDF) informou que três deles (Dampierre 3, Gravelines 2 e Tricastin 3) serão religados na próxima terça-feira

Usina: três dos 18 reatores (Tricastin 2, Gravelines 4 e Civaux 1) vão ser desligados nas próximas semanas para passar pela mesma bateria de verificação (Charles Platiau / Reuters)

Usina: três dos 18 reatores (Tricastin 2, Gravelines 4 e Civaux 1) vão ser desligados nas próximas semanas para passar pela mesma bateria de verificação (Charles Platiau / Reuters)

E

EFE

Publicado em 13 de dezembro de 2016 às 15h50.

Paris - Ao todo, sete reatores nucleares do grupo francês EDF que estão parados para verificar problemas na construção voltarão a funcionar antes do final do ano após a autorização da Autoridade de Segurança Nuclear (ASN).

Em nota, a estatal Electricité de France (EDF) informou que três deles (Dampierre 3, Gravelines 2 e Tricastin 3) serão religados na próxima terça-feira e os outros quatro (Tricastin 4, Bugey 4, Tricastin 1 e Civaux 2) voltarão a funcionar no dia 31.

No início da semana passada, a ASN considerou adequados os controles que a EDF fez em oito reatores que estavam desligados após a detecção de possíveis anomalias na fabricação dos geradores de vapor.

Com o anúncio da reativação, a EDF indicou que confirma seus objetivos de produção para o ano de 2016, antecipados em 3 de novembro - entre 378 e 385 terawatt/hora.

A empresa espera ter em janeiro um nível de disponibilidade de seus meios de produção de, aproximadamente, 90%. No entanto, isto não muda o cenário de alerta feito em novembro pela RTE.

A RTE tinha advertido, perante a impossibilidade de recorrer a uma parte de suas centrais, do risco de problemas para equilibrar a oferta e a demanda caso entrasse uma prolongada onda de frio.

Em junho, a ASN tinha reivindicado o controle sobre 18 reatores, após constatar anomalias em 2015 na composição do aço da cobertura e do fundo da cuba do novo reator de Flamanville.

Três dos 18 reatores (Tricastin 2, Gravelines 4 e Civaux 1) vão ser desligados nas próximas semanas para passar pela mesma bateria de verificação.

A inatividade de uma parte significativa do parque nuclear - a França tem 58 reatores, que geram cerca de 80% da eletricidade produzida no país - tinha provocado um aumento das importações de energia de países vizinhos.

Acompanhe tudo sobre:FrançaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles