Mundo

França não descarta possibilidade de Brexit sem acordo

O gabinete britânico apoiou o acordo preliminar sobre saída do Reino Unido da União Europeia

Edouard Philippe: Acordo do Brexit não acaba com "inquietações" pela situação interna no Reino Unido, disse primeiro-ministro da França (Benoit Tessier/Reuters)

Edouard Philippe: Acordo do Brexit não acaba com "inquietações" pela situação interna no Reino Unido, disse primeiro-ministro da França (Benoit Tessier/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de novembro de 2018 às 11h24.

Paris - O acordo para o Brexit alcançado entre Bruxelas e Londres é "um grande passo" na boa direção, mas não acaba com todas as "inquietações" por conta da situação interna no Reino Unido, indicou nesta quinta-feira o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, que não descartou uma saída sem pacto.

"Neste momento, não há nada que nos permita saber se o acordo será adotado (...) A atualidade política britânica alimenta inquietações sobre a ratificação do acordo", afirmou Philippe em entrevista à imprensa em Dunkerque, no norte do país.

O chefe do Governo afirmou que, diante dessa situação, a França tem que "estar preparada" para uma saída do Reino Unido da União Europeia "sem acordo", uma hipótese que, embora disse não desejar, "ainda está sobre a mesa".

A França mantém a preparação de um projeto de lei específico caso fracasse a negociação para um "brexit" estipulado antes da saída prevista para 29 de março de 2019.

O acordo alcançado entre Bruxelas e Londres, que provocou uma onda de demissões no Executivo de Theresa May, tem que ser aprovado pelos 27 e, posteriormente, ratificado pelo Parlamento Europeu e o britânico.

Acompanhe tudo sobre:BrexitFrançaParis (França)Reino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA