Mundo

Fórum Econômico Mundial: Milei, o mais aguardado entre líderes sul-americanos, discursa nesta quarta

O presidente da Argentina vai falar sobre a “liberdade como chave para a prosperidade”

Milei fará um discurso com base na "liberdade como chave para a prosperidade" (Tomas Cuesta/Getty Images)

Milei fará um discurso com base na "liberdade como chave para a prosperidade" (Tomas Cuesta/Getty Images)

Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 06h47.

O presidente da Argentina, Javier Milei, está em Davos, na Suíça, para participar na quarta-feira, 17, do Fórum Econômico Mundial. O evento começou na segunda e, como já adiantou a EXAME, não deve contar com a presença do presidente Lula ou do ministro da Fazenda, Ferndando Haddad. Sendo assim, o discurso de Milei é o mais aguardado entre os líderes da América do Sul.

A delegação brasileira será composta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, da Saúde, Nisia Trindade, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o chefe da assessoria especial da Presidência, Celso Amorim. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, cancelou a participação no evento.

Já Milei será acompanhado pelo chefe da Casa Civil, Nicolás Posse, pela chanceler Diana Mondino, pelo ministro da Economia, Luis Caputo, pela secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e pelo embaixador designado para os Estados Unidos, Gerardo Werthein, segundo informações do portal argentino Infobae. 

O presidente falará no dia 17 de janeiro, às 15h45 do horário local (11h45 no horário do Brasil), e será recebido por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial de Davos. Ainda segundo o Infobae, Milei fará um discurso com base na “liberdade como chave para a prosperidade”.

Ambiciosa, a agenda econômica de Milei sofre grande resistência por parte dos sindicatos, que já apresentaram ao Judiciário diversas ações para suspender os efeitos das medidas do presidente argentino. Agora, o discurso do liberal é aguardado pela comunidade internacional.

Líderes globais ausentes

Em 2024, o fórum terá como mote "Reconstruir a Confiança". Entretanto, em meio ao esforços para reestabelecer os laços globais, os líderes das maiores econômicas do mundo não estarão no evento. 

Entre os ausentes estão o presidente do Estados Joe Biden - que será representado pelo o secretário de Estado, Antony Blinken, e o presidente da China, Xi Jinping - que será substituido pelo premiê, Li Qiang. Os líderes de Japão, Alemanha e Reino Unido não estarão no evento.

Apesar das ausências dos líderes globais, diversos executivos passarão pelos alpes suiços. Um dos mais aguardados é o presidente-executivo do OpenAI, Sam Altman.

Acompanhe tudo sobre:Javier MileiArgentinaFórum Econômico Mundial

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia