Mundo

Ford coloca Jaguar e Land Rover à venda

Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC foram contratados para viabilizar o negócio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Ford vai colocar à venda a Jaguar e a Land Rover, suas duas marcas de luxo britânicas. Com o negócio, acredita-se que o objetivo da montadora americana - que vendeu a marca de carros esportivos Aston Martin a um consórcio em março - seja criar uma operação de automóveis mais enxuta e competitiva.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o mandato de venda da Jaguar e da Land Rover foi concedido aos bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC. As duas marcas serão negociadas em conjunto por causa das importantes sobreposições de suas operações, na visão do mercado. A Volvo, outra marca da Ford, não entrou no pacote de venda.

Nesta segunda-feira (11/6), a Fiat negou que esteja considerando a compra das duas marcas. A Renault também desmentiu um relatório que a colocava em uma possível negociação. Outra que aparece nas especulações do mercado é a companhia de private equity Alchemy Partners, supostamente pronta para investir 3 bilhões de libras na compra das marcas - o que foi negado pela empresa.

A Ford teve um prejuízo recorde de 12,7 bilhões de dólares no ano passado, e agora passa por um plano de reestruturação para retomar a competitividade e o lucro nas operações da América do Norte. Em 2006, a divisão de automóveis da Ford que reúne Volvo, Jaguar e Aston Martin registrou um prejuízo, antes de contabilizados impostos, de 327 milhões de dólares, frente a um resultado negativo de 89 milhões de dólares no ano anterior. Apesar de não haver divulgação por marcas, o mercado acredita que a jaguar é a maior responsável pelas perdas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame