Mundo

Força-tarefa EUA-UE promete manter foco em choques de energia causados por guerra

Nos próximos meses, a força-tarefa buscará manter um elevado nível de fornecimento de gás natural liquefeito dos EUA para a UE, de forma que alcance ao menos 50 bilhões de metros cúbicos este ano

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 3 de abril de 2023 às 10h50.

A força-tarefa conjunta sobre segurança energética dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), que completa um ano nesta semana, pretende manter o foco nos choques do mercado de energia e altas dos preços de energia deflagrados pela invasão da Ucrânia pela Rússia ao longo de 2023, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 3, pela Casa Branca.

Nos próximos meses, a força-tarefa buscará manter um elevado nível de fornecimento de gás natural liquefeito dos EUA para a UE, de forma que alcance ao menos 50 bilhões de metros cúbicos (bcm, pela sigla em inglês) este ano. "Isso é necessário, diante da situação desafiadora de abastecimento e a necessidade de garantir estoques plenos para o próximo inverno de 2023-24", diz o comunicado.

Licitações de gás

O comunicado informa ainda que a chamada Plataforma de Energia da UE lançará suas primeiras licitações conjuntas para compras de gás em maio. As licitações estarão abertas a todos os fornecedores de gás fora da Rússia.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)União EuropeiaRússia

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump