Mundo

Força aérea israelense abate aeronave não tripulada

Israel abateu a aeronave quando ela cruzou a fronteira no sul de Israel neste sábado, mas não ficou qual claro, contudo, qual era a origem do aparelho


	Tropas de Israel: força aérea do país anunciou ter abatido avião não-tripulado hoje. Não ficou clara qual a origem da aeronave
 (Uriel Sinai/Getty Images)

Tropas de Israel: força aérea do país anunciou ter abatido avião não-tripulado hoje. Não ficou clara qual a origem da aeronave (Uriel Sinai/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2012 às 17h34.

Jerusalém - A força aérea de Israel abateu um avião não-tripulado após a aeronave cruzar a fronteira no sul de Israel neste sábado, disseram os militares, mas não ficou qual era a origem do aparelho.

O avião foi detectado pela primeira vez sobre o Mar Mediterrâneo na área da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, a oeste de Israel, disse a porta-voz militar Avital Leibovich.

A aeronave foi mantida sob vigilância e seguida por jatos da Força Aérea Israelense, antes de ser abatida sobre uma floresta em uma área despovoada perto da fronteira com territórios ocupados da Cisjordânia.

Leibovich disse que o avião foi abatido às 04h00 (horário de Brasília), depois que se dirigiu cerca de 55 quilômetros para leste, na parte sul do deserto do Negev.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, elogiou a interceptação, a qual caracterizou como "incisiva e eficaz".

"Nós vemos com bastante severidade a tentativa de comprometer o espaço aéreo israelense e iremos considerar a nossa resposta no devido tempo", disse Barak em um comunicado.

Soldados, com ajuda de helicópteros, inspecionavam a área em busca dos destroços do avião que, segundo fontes de segurança, provavelmente não veio da Faixa de Gaza.

A rádio do Exército israelense disse que o aparelho não carregava explosivos.

Em pelo menos uma ocasião, o Hezbollah, grupo do Líbano apoiado pelo Irã, lançou um avião deste tipo em direção a Israel. Em 2010, uma aeronave israelense abateu um balão aparentemente não tripulado no Negev, numa área próxima ao reator nuclear israelense Dioma.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasIsraelDiplomacia

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro