Mundo

Força aérea israelense abate aeronave não tripulada

Israel abateu a aeronave quando ela cruzou a fronteira no sul de Israel neste sábado, mas não ficou qual claro, contudo, qual era a origem do aparelho


	Tropas de Israel: força aérea do país anunciou ter abatido avião não-tripulado hoje. Não ficou clara qual a origem da aeronave
 (Uriel Sinai/Getty Images)

Tropas de Israel: força aérea do país anunciou ter abatido avião não-tripulado hoje. Não ficou clara qual a origem da aeronave (Uriel Sinai/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2012 às 17h34.

Jerusalém - A força aérea de Israel abateu um avião não-tripulado após a aeronave cruzar a fronteira no sul de Israel neste sábado, disseram os militares, mas não ficou qual era a origem do aparelho.

O avião foi detectado pela primeira vez sobre o Mar Mediterrâneo na área da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, a oeste de Israel, disse a porta-voz militar Avital Leibovich.

A aeronave foi mantida sob vigilância e seguida por jatos da Força Aérea Israelense, antes de ser abatida sobre uma floresta em uma área despovoada perto da fronteira com territórios ocupados da Cisjordânia.

Leibovich disse que o avião foi abatido às 04h00 (horário de Brasília), depois que se dirigiu cerca de 55 quilômetros para leste, na parte sul do deserto do Negev.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, elogiou a interceptação, a qual caracterizou como "incisiva e eficaz".

"Nós vemos com bastante severidade a tentativa de comprometer o espaço aéreo israelense e iremos considerar a nossa resposta no devido tempo", disse Barak em um comunicado.

Soldados, com ajuda de helicópteros, inspecionavam a área em busca dos destroços do avião que, segundo fontes de segurança, provavelmente não veio da Faixa de Gaza.

A rádio do Exército israelense disse que o aparelho não carregava explosivos.

Em pelo menos uma ocasião, o Hezbollah, grupo do Líbano apoiado pelo Irã, lançou um avião deste tipo em direção a Israel. Em 2010, uma aeronave israelense abateu um balão aparentemente não tripulado no Negev, numa área próxima ao reator nuclear israelense Dioma.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDiplomaciaIsrael

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido