Mundo

Filha de Mandela lembra últimos momentos com o pai

Uma das filhas de Nelson Mandela lembra os maravilhosos últimos momentos com o pai, que faleceu na quinta


	Makaziwe Mandela: "até o último momento ele teve a nós, sabe? Os filhos estavam ali, os netos estavam ali, Graça (sua esposa) estava ali", disse
 (Wikimedia Commons)

Makaziwe Mandela: "até o último momento ele teve a nós, sabe? Os filhos estavam ali, os netos estavam ali, Graça (sua esposa) estava ali", disse (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 12h14.

Londres - Uma das filhas de Nelson Mandela, Makaziwe, lembra nesta segunda-feira em entrevista à rede britânica "BBC" os "maravilhosos" últimos momentos com o pai, que faleceu na quinta-feira, cercado por sua família.

"Até o último momento ele teve a nós, sabe? Os filhos estavam ali, os netos estavam ali, Graça (sua esposa) estava ali, estivemos a seu ao redor todo o tempo e inclusive no último momento, estivemos sentados com ele o tempo todo na quinta-feira", declarou.

"Acho que essa semana, da sexta a quinta-feira, foram momentos maravilhosos, se é que se pode dizer que o processo da morte é maravilhoso. Mas Tata (Mandela) desfrutou de momentos maravilhosos, porque nós estávamos ali", acrescentou Makaziwe, nascida em 1954.

A filha lembra que, nos últimos meses antes de sua morte, dizia frequentemente a seu pai que o amava e ele às vezes "abria os olhos por um segundo e os voltava a fechar".

Na entrevista à "BBC", Makaziwe ponderou que Nelson Mandela lutou não só pela liberdade política, mas também pela de sua alma: "Acho que sabia que, se não perdoasse, estaria para sempre preso espiritualmente", explicou.

"A lição que podemos extrair de sua vida é ter a coragem para perdoar os outros", afirmou a filha do líder.

Assim como o Parlamento sul-africano, a Câmara dos Comuns do Reino Unido homenageia hoje o ex-presidente da África do Sul e ex-líder do partido do Congresso Nacional Africano, antes que amanhã seja celebrado seu funeral em Johanesburgo na presença de chefes de Estado e de governo de todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulMortesNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame