Mundo

Fifa confirma ausência de Del Nero em reunião de comitê

A Fifa confirmou que o presidente da CBF, membro do comitê executivo, não compareceu ao encontro do comitê organizador dos torneios olímpicos de futebol


	Marco Polo Del Nero: o membro tampouco esteve no Congresso da Fifa em maio, deixando a Suíça pouco depois que seu antecessor, José Maria Marin, foi preso em Zurique
 (REUTERS/Ricardo Moraes)

Marco Polo Del Nero: o membro tampouco esteve no Congresso da Fifa em maio, deixando a Suíça pouco depois que seu antecessor, José Maria Marin, foi preso em Zurique (REUTERS/Ricardo Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 12h52.

Zurique - Afundada em um escândalo de corrupção, a Fifa anunciou nesta terça-feira que vai debater uma possível troca de local e da data para a reunião do comitê executivo originalmente agendada para ocorrer no Japão, em dezembro.

A Fifa também confirmou que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, membro do comitê executivo, não compareceu a um encontro do comitê organizador dos torneios olímpicos de futebol, que ele preside, na segunda-feira em Zurique.

Del Nero tampouco esteve no Congresso da Fifa em maio, deixando a Suíça pouco depois que seu antecessor, José Maria Marin, foi preso em Zurique junto a outros dirigentes como parte de uma investigação dos Estados Unidos sobre corrupção no futebol.

O presidente da CBF tem evitado viagens ao exterior desde que estourou o escândalo na Fifa, inclusive deixando de viajar com a seleção brasileira para partidas fora do país.

O anúncio sobre a possível mudança de data e local para o encontro do comitê executivo foi feito em meio a incertezas sobre a ida do presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao Japão.

O suíço também vem evitando as viagens desde que os Estados Unidos indiciaram 14 dirigentes e executivos do marketing esportivo por acusações de propina, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica.

Blatter não foi acusado de nenhum crime, mas recorreu a um advogado. Alguns advogados com experiência em casos de crimes internacionais afirmaram que Blatter faria mal de viajar, já que os indiciamentos norte-americanos foram anunciados em maio. O mandatário declarou ao jornal alemão Welt am Sonntag, em uma entrevista de julho, que está preferindo ser cauteloso.

O comitê executivo da Fifa se reúne em Zurique na quinta e na sexta-feira, e o último item da pauta, divulgada nesta terça-feira, é a “decisão sobre a data e o local da próxima reunião”.

O último encontro do ano do comitê executivo costuma ocorrer no mesmo país do Mundial de Clubes, que volta ao Japão em dezembro depois de ser sediado em Abu Dhabi e no Marrocos nos anos anteriores.

Acompanhe tudo sobre:CBFEsportesFifaFutebol

Mais de Mundo

Ex-presidente da Argentina nega acusações de violência de gênero contra ex-companheira

Ao menos 40 atletas testaram positivo para covid-19 durante Jogos Olímpicos de Paris

No Chile, Lula foca em negócios e evita falar sobre Venezuela

Lula deve conversar com Maduro nesta quarta, dez dias após eleições na Venezuela

Mais na Exame