Mundo

Exército sírio bombardeia região-chave perto de Damasco

O exército sírio bombardeava uma das últimas localidades em mãos dos insurgentes dentro de sua ofensiva para recuperar a região de Qalamun, ao norte de Damasco

Fumaça causada por um bombardeio realizado pelas forças de segurança sírias: tropas do regime tentam asfixiar os rebeldes (AFP)

Fumaça causada por um bombardeio realizado pelas forças de segurança sírias: tropas do regime tentam asfixiar os rebeldes (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 08h23.

Damasco - O exército sírio bombardeava nesta sexta-feira uma das últimas localidades em mãos dos insurgentes dentro de sua ofensiva para recuperar a região de Qalamun, ao norte de Damasco, na fronteira com o Líbano, indiciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

As tropas do regime, que tentam asfixiar os rebeldes que tomaram posição ao redor da capital, haviam recuperado na véspera a localidade de Deir Atiya depois de ocupar a de Qara em 19 de novembro, e agora avançam na localidade de Nabak para estender seu controle a toda região de Qalamun, informou o OSDH.

Segundo uma fonte da segurança síria, se Nabak for ocupada, só restarão a localidade de Yabrud e algumas aldeias para que toda região situada a 70 km ao norte de Damasco caia em poder do exército.

Os militares querem recuperar a região montanhosa de Qalamun para garantir uma continuidade territorial sob seu controle nas províncias de Damasco e Homs, mais ao norte.

Qalamun, a pouca distância da fronteira libanesa, onde se encontram os depósitos de armas, constitui a retaguarda dos rebeldes para cercar a capital e controlar o acesso à estratégica rodovia Damasco-Homs.

Com esta ofensiva, o regime de Bashar al Assad, que se apoia no Hezbollah e nos milicianos xiitas iraquianos, quer chegar numa posição de força à conferência de paz Genebra 2, bloqueando assim a exigência dos opositores de que Assad deixe o poder.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadPolíticosseguranca-digitalSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia