Mundo

Exército sírio bombardeia região-chave perto de Damasco

O exército sírio bombardeava uma das últimas localidades em mãos dos insurgentes dentro de sua ofensiva para recuperar a região de Qalamun, ao norte de Damasco

Fumaça causada por um bombardeio realizado pelas forças de segurança sírias: tropas do regime tentam asfixiar os rebeldes (AFP)

Fumaça causada por um bombardeio realizado pelas forças de segurança sírias: tropas do regime tentam asfixiar os rebeldes (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 08h23.

Damasco - O exército sírio bombardeava nesta sexta-feira uma das últimas localidades em mãos dos insurgentes dentro de sua ofensiva para recuperar a região de Qalamun, ao norte de Damasco, na fronteira com o Líbano, indiciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

As tropas do regime, que tentam asfixiar os rebeldes que tomaram posição ao redor da capital, haviam recuperado na véspera a localidade de Deir Atiya depois de ocupar a de Qara em 19 de novembro, e agora avançam na localidade de Nabak para estender seu controle a toda região de Qalamun, informou o OSDH.

Segundo uma fonte da segurança síria, se Nabak for ocupada, só restarão a localidade de Yabrud e algumas aldeias para que toda região situada a 70 km ao norte de Damasco caia em poder do exército.

Os militares querem recuperar a região montanhosa de Qalamun para garantir uma continuidade territorial sob seu controle nas províncias de Damasco e Homs, mais ao norte.

Qalamun, a pouca distância da fronteira libanesa, onde se encontram os depósitos de armas, constitui a retaguarda dos rebeldes para cercar a capital e controlar o acesso à estratégica rodovia Damasco-Homs.

Com esta ofensiva, o regime de Bashar al Assad, que se apoia no Hezbollah e nos milicianos xiitas iraquianos, quer chegar numa posição de força à conferência de paz Genebra 2, bloqueando assim a exigência dos opositores de que Assad deixe o poder.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosSíriaBashar al-Assadseguranca-digital

Mais de Mundo

'Os EUA em breve vão atingir o tráfico de drogas por via terrestre', diz Trump

Trem descarrila após queda de muro na Espanha

Trump confirma convite a Lula para integrar 'Conselho da Paz': 'Eu gosto dele'

Após 1º ano de mandato, Trump celebra 'conquistas' na economia e no controle da imigração dos EUA