Mundo

Exército e rebeldes entram em confronto na Síria

Intensos confrontos entre forças do regime sírio e opositores armados foram registrados nas imediações do aeroporto de Alepo

Tanque do Exército Sírio: combates aconteceram onde funcionava a sede da brigada governamental que protegia o aeroporto de Alepo (Getty Images)

Tanque do Exército Sírio: combates aconteceram onde funcionava a sede da brigada governamental que protegia o aeroporto de Alepo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 07h50.

Beirute - Intensos confrontos entre forças do regime sírio e opositores armados foram registrados nesta sexta-feira na base 80, controlada pelos rebeldes e situada nas imediações do aeroporto de Alepo, a segunda maior cidade do país, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A organização, sediada em Londres e que conta com ampla rede de ativistas no terreno, assinalou que os militares, apoiados por milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah, travaram combates contra várias facções insurgentes, entre elas o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria), ligada à Al Qaeda.

Os combates começaram por volta das 4h locais na base 80, onde funcionava a sede da brigada governamental que protegia o aeroporto e que há um ano fui ocupada pelos rebeldes.

A aviação militar está bombardeando o lugar, onde as forças do regime também se encontram, enquanto os insurgentes do Estado Islâmico também enviaram reforços ao local. De acordo com a fonte, ataques aéreos também foram registrados em outras zonas de Aleppo, como Sajur e Tariq al Bab.

Até ser tomada pelos insurgentes no ano passado, a base 80 era ocupada pela guarnição do regime que protegia o aeroporto de Alepo e o aeroporto militar de Nayrab, ambos controlados pelas autoridades sírias.

Segundo a ONU, mais de 100 mil pessoas morreram no país árabe desde o início do conflito em março de 2011.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaAlepoIslamismoSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Sentença de Trump: republicano fica sem punição por condenação envolvendo suborno a atriz pornô

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro