Mundo

Eurozona e FMI articulam resgate financeiro do Chipre

Mesmo sem apresentar números, o Eurogrupo assinala que, para articular esse resgate, o Chipre deverá seguir um programa criado em conjunto pela Comissão Europeia

Bandeiras do Chipre e da União Europeia em prédio: O Eurogrupo "espera que o FMI tenha uma resposta rápida para o Chipre" após completar seu procedimento interno (EUCyprus/Wikimedia Commons)

Bandeiras do Chipre e da União Europeia em prédio: O Eurogrupo "espera que o FMI tenha uma resposta rápida para o Chipre" após completar seu procedimento interno (EUCyprus/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 13h33.

Bruxelas - Os ministros das Finanças da zona do euro anunciaram nesta quarta-feira que o Chipre terá sua economia resgatada com um programa de ajustes completo e com ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ministros admitem "que um programa de ajustes parece ser justificável neste momento" e consideram "responder favoravelmente ao mesmo", assinalou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, em comunicado.

Mesmo sem apresentar números, o Eurogrupo assinala que, para articular esse resgate, o Chipre deverá seguir um programa criado em conjunto pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, as autoridades cipriotas e o FMI.

Juncker se mostrou "confiante" que com a implementação desse programa, que seguirá as recomendações da Comissão Europeia publicadas no último dia 30 de maio, o "Chipre conseguirá resolver seus problemas financeiros e fiscais, e a economia do país voltará ao caminho do crescimento sustentável".

O programa usará "ambiciosas" medidas para assegurar a estabilidade do setor financeiro e "reconduzir a falta de solvência dos bancos, que poderão ser reestruturados caso necessário".

O novo plano anunciado pelos ministros das Finanças da zona do euro também dará "continuidade nas medidas já iniciadas para o ajuste fiscal" e nas "reformas estruturais que a economia cipriota deverá enfrentar para voltar a ser competitiva".

O comunicado assinala que o pacote de assistência o poderá ser viabilizado pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e pelo Mecanismo europeu de Estabilidade "sobre a base de seus instrumentos financeiros".

O Eurogrupo "espera que o FMI tenha uma resposta rápida para o Chipre" após completar seu procedimento interno.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaFMI

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA