Mundo

EUA realizam novo ataque aéreo no Iraque

Os EUA começaram há uma semana a executar bombardeios seletivos na região após o avanço do EI no norte do país


	Xiitas contrários aos militantes jihadistas exibem suas armas no Iraque
 (Haidar Hamdani/AFP)

Xiitas contrários aos militantes jihadistas exibem suas armas no Iraque (Haidar Hamdani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2014 às 21h29.

Washington - Os Estados Unidos continuaram neste sábado os bombardeios seletivos no Iraque contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) perto da capital curda de Erbil e da represa de Mossul, informou o Pentágono.

Os ataques foram feitos 'sob a autoridade de apoiar os esforços humanitários no Iraque, assim como para proteger o pessoal e as instalações americanas', segundo o Comando Central em comunicado.

A represa de Mossul é das principais reservas estratégicas de água do Iraque, com uma capacidade de vários milhões de metros cúbicos, fica a 23 quilômetros a sudoeste da cidade de Dohuk, na região do Curdistão, e é uma das instalações estratégicas mais importantes do Iraque.

Os nove ataques realizados destruíram ou causaram danos em quatro veículos blindados para o transporte de pessoas, sete veículos armados, dois Humvees (veículos projetados para a guerra no deserto) e um veículo encouraçado.

A incursão foi realizada com aviões tripulados e não tripulados, segundo especificou o Comando Central, e todos os aparelhos saíram imunes.

Os EUA começaram há uma semana a executar bombardeios seletivos na região após o avanço do EI no norte do país e a tomada de várias cidades por parte dos jihadistas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)IraqueIslamismo

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país