Mundo

EUA propõem porto em Gaza sob vigilância internacional

A construção de um porto e de um aeroporto em Gaza é uma das reivindicações palestinas e também um dos principais pontos de atrito com autoridades israelenses


	Palestinos protestam na Faixa de Gaza: assuntos vinculados à reconstrução da Faixa dependem do retorno da Guarda Presidencial, ligada à Abbas
 (Ammar Awad/Reuters)

Palestinos protestam na Faixa de Gaza: assuntos vinculados à reconstrução da Faixa dependem do retorno da Guarda Presidencial, ligada à Abbas (Ammar Awad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2014 às 08h57.

Cairo - Os Estados Unidos propuseram, nas negociações entre israelenses e palestinos, a criação de um porto em Gaza, com a condição de que a atividade esteja sob vigilância, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte próxima à delegação palestina no Cairo.

A fonte, que pediu o anonimato, indicou que essa vigilância seria feita através de um "porto flutuante em frente à costa do Chipre", e uma equipe internacional seria responsável por inspecionar as mercadorias transportadas de e para a Faixa.

A proposta está sendo examinada na mesa de negociações indiretas entre israelenses e palestinos, que são mediadas pelo Egito.

A construção de um porto e de um aeroporto em Gaza é uma das principais reivindicações palestinas, mas é um dos principais pontos de atrito com as autoridades israelenses.

A Liga Árabe comunicou ao mediador egípcio a intenção de formar uma comissão que se encarregue da reconstrução de Gaza, através do governo de união nacional presidido por Mahmoud Abbas.

Todos os assuntos vinculados à reconstrução da Faixa, incluída a reabertura da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, dependem do retorno da Guarda Presidencial, ligada à Abbas, e que o governo de unidade assuma a administração de Gaza.

Por último, a fonte assinalou que tudo o que for estipulado será documentado por escrito na presença de todas as partes para evitar o descumprimento por nenhum dos lados.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaConflito árabe-israelenseEgitoEstados Unidos (EUA)Faixa de GazaIsraelPaíses ricosPalestina

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA