Palestinos protestam na Faixa de Gaza: assuntos vinculados à reconstrução da Faixa dependem do retorno da Guarda Presidencial, ligada à Abbas (Ammar Awad/Reuters)
Da Redação
Publicado em 13 de agosto de 2014 às 08h57.
Cairo - Os Estados Unidos propuseram, nas negociações entre israelenses e palestinos, a criação de um porto em Gaza, com a condição de que a atividade esteja sob vigilância, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte próxima à delegação palestina no Cairo.
A fonte, que pediu o anonimato, indicou que essa vigilância seria feita através de um "porto flutuante em frente à costa do Chipre", e uma equipe internacional seria responsável por inspecionar as mercadorias transportadas de e para a Faixa.
A proposta está sendo examinada na mesa de negociações indiretas entre israelenses e palestinos, que são mediadas pelo Egito.
A construção de um porto e de um aeroporto em Gaza é uma das principais reivindicações palestinas, mas é um dos principais pontos de atrito com as autoridades israelenses.
A Liga Árabe comunicou ao mediador egípcio a intenção de formar uma comissão que se encarregue da reconstrução de Gaza, através do governo de união nacional presidido por Mahmoud Abbas.
Todos os assuntos vinculados à reconstrução da Faixa, incluída a reabertura da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, dependem do retorno da Guarda Presidencial, ligada à Abbas, e que o governo de unidade assuma a administração de Gaza.
Por último, a fonte assinalou que tudo o que for estipulado será documentado por escrito na presença de todas as partes para evitar o descumprimento por nenhum dos lados.