Mundo

EUA pedirão pena de morte para Dzhokhar Tsarnaev

O procurador-geral dos EUA, Eric Holder, autorizou que a procuradoria peça a pena capital para o jovem de 20 anos


	Dzhokhar Tsarnaev: Tsarnaev, nascido na região russa do Daguestão, mas com cidadania americana, é acusado de ser coautor do atentado junto com seu irmão Tamerlan
 (Sgt Sean Murphy/Boston Magazine/Reuters)

Dzhokhar Tsarnaev: Tsarnaev, nascido na região russa do Daguestão, mas com cidadania americana, é acusado de ser coautor do atentado junto com seu irmão Tamerlan (Sgt Sean Murphy/Boston Magazine/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 17h32.

Washington - Os procuradores federais dos Estados Unidos pedirão a pena de morte no julgamento de Dzhokhar Tsarnaev, acusado de perpetrar os atentados da maratona de Boston nos quais morreram três pessoas e mais de 280 ficaram feridas, informou nesta quinta-feira o Departamento de Justiça.

O procurador-geral dos EUA, Eric Holder, autorizou que a procuradoria peça a pena capital para o jovem de 20 anos, acusado de realizar o pior atentado em território americano desde os cometidos contra as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

"A natureza da conduta neste assunto e o dano causado obrigam a tomar esta decisão", disse Holder em comunicado emitido pelo Departamento de Justiça.

Após a decisão de Holder, que todos esperavam para esta sexta-feira, os procuradores apresentaram o pedido de pena de morte para Tsarnaev, segundo confirmou a procuradora federal do estado de Massachusetts, Carmen Ortiz.

Dado que Massachusetts, onde ocorreram os atentados, não impõe a pena capital, o governo federal devia buscar este castigo por sua conta e deverá executá-lo caso a sentença assim o determine, algo que ocorreu em raras ocasiões.

Tsarnaev, nascido na região russa do Daguestão, mas com cidadania americana, é acusado de ser o coautor do atentado junto com seu irmão Tamerlan, que morreu em um confronto com a polícia durante uma acidentada fuga por Boston na qual também morreu um agente.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasBoston (Massachusetts)Estados Unidos (EUA)MortesPaíses ricosPena de morteTerrorismo

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã