Mundo

EUA e Japão prometem apoio unido à Coreia do Sul

Coreia do Norte rompeu suas relações com a Coreia do Sul, para protestar contra a acusação de Seul sobre o ataque à corveta "Cheonan"

Secretário americano de Defesa, Gates, recebe Kitazawa no Pentágono (.)

Secretário americano de Defesa, Gates, recebe Kitazawa no Pentágono (.)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2010 às 09h45.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - Autoridades de Estados Unidos e Japão prometeram nesta terça-feira dar um "apoio unido" à Coreia do Sul na crise provocada pelo ataque a uma corveta sul-coreana por parte da Coreia do Norte, informou o Pentágono.

O secretário americano de Defesa, Robert Gates, e seu homólogo japonês, Toshimi Kitazawa, "prometeram um apoio unido à República da Coreia", após reuniões em Washington, revelou o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell.

Os encarregados de Defesa de EUA e Japão têm prevista uma reunião com seu homólogo sul-coreano em junho, disse o porta-voz.

Coreia do Norte anunciou hoje o rompimento de suas relações com a Coreia do Sul, para protestar contra a acusação de Seul sobre o ataque à corveta "Cheonan", que explodiu e afundou matando 46 marinheiros.

Pyongyang nega o ataque e questiona as conclusões da comissão internacional que investigou o caso.

Os norte-coreanos também expulsaram todo o pessoal sul-coreano que trabalha no complexo industrial de Kaesong, ao norte da linha que separa os dois países, que é financiado por Seul.

Na sexta passada, uma comissão investigadora internacional concluiu que a corveta "Cheonan" foi torpedeada diante da ilha de Baengnyeong, por um submarino norte-coreano, no dia 26 de março.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Coreia do Sul

Mais de Mundo

Da falta de professores à crise fiscal: por que a França voltou às ruas

Trump diz que vantagem de Flávio foi ‘impressionante’, mas que 2º turno será ‘muito disputado’

EUA retomam atendimento na embaixada e nos consulados no Brasil

Milei e Netanyahu parabenizam Flávio; Trump destaca rapidez da apuração no Brasil