EUA: filial da BP é multada por publicar relatórios inexatos
Washington - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira uma multa de 5,2 milhões de dólares contra a filial americana da britânica BP pela divulgação de relatórios "falsos, inexatos ou enganosos" sobre sua produção de energia em territórios indígenas. A multa, aplicada pelo Escritório de Gestão, Regulação e Controle da Energia do Oceano (BOEM, […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Washington - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira uma multa de 5,2 milhões de dólares contra a filial americana da britânica BP pela divulgação de relatórios "falsos, inexatos ou enganosos" sobre sua produção de energia em territórios indígenas.
A multa, aplicada pelo Escritório de Gestão, Regulação e Controle da Energia do Oceano (BOEM, da sigla em inglês) do Departamento do Interior, foi aplicada depois que a BP forneceu informações errôneas sobre os preços e taxas de direitos que pagou pelos bens que arrenda em territórios tribais do estado do Colorado (sudeste), informaram funcionários.
A BP justificou-se dizendo que o erro, que não está vinculado ao atual derramamento de petróleo no Golfo do México, originou-se em um problema técnico em seus arquivos automatizados, e prometeu corrigi-lo.
"É simplesmente inaceitável que empresas deem informações errôneas sobre sua produção de forma recorrente, especialmente quando isso interfere no processo de auditoria", afirmou o diretor do BOEM, Michael Bromwich em comunicado.