Mundo

EUA dizem estar abertos a conversas com Irã sobre Iraque

Departamento de Estado afirmou que tais discussões provavelmente irão ocorrer em um nível diplomático inferior


	Membro do EIIL levam presos para serem executados no Iraque
 (Reprodução/Twiiter)

Membro do EIIL levam presos para serem executados no Iraque (Reprodução/Twiiter)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2014 às 18h33.

Washington - O Departamento de Estado norte-americano afirmou nesta terça-feira estar aberto a novas conversas com o Irã sobre a instabilidade no Iraque, mas que tais discussões provavelmente irão ocorrer em um nível diplomático inferior.

O vice-secretário de Estado, Bill Burns, reuniu-se brevemente com autoridades iranianas na segunda-feira em Viena às margens das conversas entre o Irã e seis grandes potências a respeito do programa nuclear de Teerã.

“Estamos abertos a continuar nosso envolvimento com os iranianos, assim como estamos engajados com outros atores regionais em relação à ameaça representada pelo Isil no Iraque”, declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, referindo-se ao Estado Islâmico no Iraque e no Levante.

“É provável... que estas discussões aconteçam em um nível inferior. Não esperamos novas conversas com o Irã a este respeito em Viena. As conversas atuais irão se concentrar na questão nuclear durante o resto da semana”, afirmou Psaki a repórteres.

Os militantes do Isil expulsaram os militares e ocuparam o norte do país na semana passada, ameaçando desmembrar o Iraque e desencadear uma guerra sectária.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)GuerrasIrã - PaísIraqueIslamismoPaíses ricosSunitasTerrorismo

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia