EUA banem a fabricação de minas terrestres
Decisão faz com que país adote recomendações do Tratado de Ottawa, do qual o governo norte-americano não era signatário
Modo escuro
Obama: EUA aderem a objetivos humanitários da Convenção de Ottawa, diz Casa Branca (Larry Downing/Reuters)
Publicado em 27 de junho de 2014, 16h27.
Washington - A administração Obama anunciou nesta sexta-feira que os EUA não irão mais produzir ou adquirir minas terrestres, uma decisão que faz com que o país adote as recomendações do Tratado de Ottawa, do qual o governo norte-americano não era signatário.
"O ajuste da política de minas terrestres ressalta o compromisso dos EUA com o espírito e os objetivos humanitários da Convenção de Ottawa", informou a Casa Branca em um comunicado.
O Tratado de Ottawa foi assinado em 1997 por 157 países e proíbe o uso, a produção, a estocagem e a transferência de minas terrestres antipessoais.
A política de minas terrestres tem sido um ponto de grande debate na política norte-americana, com os ativistas antiminas alegando que o país deveria abandonar o uso de uma arma que continua apresentando um risco para as populações mesmo depois de acabada uma guerra.
Por outro lado, os adversários do Tratado dizem que minas terrestres continuam a ser uma ferramenta importantes, principalmente no caso do paralelo 38, uma linha de defesa estabelecida entre as duas Coreias. Fonte: Dow Jones Newswires.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais