Mundo

Estudo diz que 10% do PIB depende do meio ambiente

Dados do estudo do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente mostram que a preservação dos ecossistemas pode significar crescimento econômico

Recursos como água e nutrientes do solo são responsáveis por 10% do PIB brasileiro (Arquivo)

Recursos como água e nutrientes do solo são responsáveis por 10% do PIB brasileiro (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo – Cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro dependem de recursos fornecidos diretamente pelo meio ambiente, como nutrientes do solo e água. A informação está no estudo A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (Teeb, na sigla em inglês), vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que será divulgado, na íntegra, em outubro, na Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), em Nagoia, no Japão.

Mais dois países também foram analisados no levantamento. A Índia tem dependência de 16% de recursos do ecossistema, e a Indonésia, 21%. O estudo tem intenção de mostrar a importância da preservação do meio ambiente na economia dos países. "

Apesar da boa vontade e da legislação, continuamos a destruir a biodiversidade, porque não olhamos para os benefícios da conservação em termos econômicos. Àquilo que está na natureza não é dado valor econômico", afirmou o economista indiano Pavan Sukhdev, coordenador da pesquisa, em evento hoje (14) em São Paulo.

Os dados da pesquisa mostram que a preservação do meio ambiente pode significar crescimento econômico. Segundo Pavan, a economia ligada às "questões verdes" está passando por um forte crescimento. Os "empregos verdes", relacionados à preservação, terão um incremento, de acordo com o economista, de cerca de 20 milhões de vagas nos próximos anos. O estudo estima que, em 2020, os produtos agrícolas certificados terão um mercado de US$ 210 bilhões, ante US$ 40 bilhões de hoje.

Leia mais sobre preservação

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

 

Acompanhe tudo sobre:ÁguaMeio ambienteONUPreservação ambiental

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos