Mundo

Estimativas sugerem Macron e Le Pen no 2º turno na França

Os primeiros números estão sendo divulgados pela BFMTV, afiliada da CNN, e o instituto de pesquisa Elabe

 (Gonzalo Fuentes/Reuters)

(Gonzalo Fuentes/Reuters)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 23 de abril de 2017 às 15h42.

Última atualização em 23 de abril de 2017 às 16h59.

São Paulo - O segundo turno da eleição presidencial na França deve ser disputado entre o centrista Emmanuel Macron e a direitista Marine Le Pen, de acordo com resultados preliminares.

Os números foram divulgados na tarde deste domingo pela BFMTV, afiliada da CNN, e o instituto de pesquisa Elabe e não são definitivos.

Macron teria garantido 24% dos votos contra 21,8% de Le Pen. Em seguida estariam o conservador François Fillon com 19,9% e o candidato de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon com 19,3%.

Fillon, o favorito no ínicio da disputa, já reconheceu derrota e diz que votará em Macron no 2º turno pois "não há outra opção a não ser votar contra a extrema direita".

O temor de uma baixa participação do eleitorado parece ter sido afastado. Até as 17 horas (horário local na França), 69,42% dos franceses já haviam participado, taxa próxima da última eleição de 2012.

O segundo turno será realizado no dia 7 de maio. As pesquisas indicam a vitória de Macron, um ex-ministro da Fazenda de 39 anos que nunca antes foi eleito a um cargo público.

Uma escalada de Le Pen causaria turbulência nos mercados financeiros globais, já que ela promete um referendo sobre a permanência da França na União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesFrança

Mais de Mundo

Argentina conclui obra-chave para levar gás ao centro-norte do país e ao Brasil

MP da Argentina pede convocação de Fernández para depor em caso de violência de gênero

Exército anuncia novas ordens de alistamento para judeus ultraortodoxos em Israel

Eleição nos EUA: país reforça segurança de trabalhadores e das urnas